Pesquise 10 tipos de jogos e bricandeiras e explique cada um delas
Pfvr é pra amanhã me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Esconde-esconde
Um participante é escolhido para ser o pegador. Ele deverá ficar em determinado local (que normalmente é o mesmo local usado para os fugitivos se salvarem), fechar os olhos e iniciar uma contagem, por exemplo, de 1 a 10. Enquanto isso, os outros participantes deverão procurar um local para se esconder. Após o término da contagem, o pegador sai para procurar os demais participantes, que devem tentar chegar até o local combinado para se salvarem, antes de serem encontrados e pegos.
2. Amarelinha
Consiste em um jogo de pular, normalmente sobre um desenho riscado no chão com giz. A forma mais tradicional é desenhar uma sequência de quadrados e numerá-los de 1 a 10; logo após o último quadrado, desenhar uma nuvem e escrever a palavra “Céu” dentro dela. O objetivo é que o participante passe pelos quadrados pulando, muitas vezes em um pé somente (quando tiver o desenho de apenas um quadrado), e chegue ao final do caminho sem se desequilibrar e sem pisar fora de nenhum quadrado. Não vale também pisar nas riscas. Existem muitas variações e diferentes formas de brincar de amarelinha. O importante é usar a criatividade e divertir-se.
3. Passa-anel
Uma criança passa as suas mãos, que devem estar unidas e com um anel dentro, no meio das mãos de cada um dos participantes. Sem que ninguém perceba, deixa cair o anel nas mãos de um deles. No final, pergunta a um dos participantes com quem ficou o anel. Se ele acertar, recomeça, dessa vez com o vencedor passando o anel. Caso não acerte, pagará o castigo que os outros decidirem.
4. Pião
Pião
Brinquedo em forma de pera, com uma fieira (linha) enrolada na parte arredondada de cima – com a qual se faz girar o pião – e com uma ponta de ferro na parte afilada de baixo. A garotada, geralmente os meninos, brinca apostando quem puxa o pião mais rápido e o mantém girando por mais tempo.
5. Telefone sem fio
As crianças ficam em roda e sentadas. Um participante inicia a brincadeira ao falar uma palavra secreta no ouvido de quem está ao lado. Esta pessoa deve passar o segredo para a seguinte e assim por diante. A última criança da roda deverá dizer alto a palavra, da forma como chegou para ela.
6. Pedra, papel e tesoura
É um jogo de sorte ou azar. Os jogadores devem ficar com as mãos escondidas para trás. Todos deverão falar “pedra, papel ou tesoura” e posicionar as mãos na opção escolhida. A mão fechada significa a pedra, mão aberta significa papel, dois dedos (o indicador e médio) significam a tesoura.
7. Pipas de papel (papagaio)
Brinquedo feito de armação de varetas que é mantido no ar por meio de uma linha. Normalmente, é feita com varetas de bambu ou outra madeira do tipo, linha, folhas de papel de seda e cola. A montagem da pipa fica a critério da criatividade, mas não se pode esquecer de que a rabiola tem papel fundamental para que ela possa voar. Existem até campeonatos de pipas; neles são avaliadas as características desse brinquedo, como beleza, criatividade, tamanho, entre outros itens.
8. Pega-pegas
O pega-pega é uma brincadeira muito comum em todo o país e bastante praticada. Consiste basicamente em uma pessoa (o pegador da brincadeira) correndo atrás de alguém ou de um grupo de pessoas. Quando ele consegue encostar em alguém, essa pessoa se torna o pegador e, assim, a atividade prossegue sucessivamente. Também existem muitas variações da brincadeira, veja algumas:
O Gato e o Rato: Os jogadores devem decidir quem será o rato e quem será o gato. O gato corre atrás do rato até conseguir pegá-lo.
Pique das Cores: O jogador inicia o jogo quando fala uma cor – por exemplo, verde. Todos correm para tocar algum objeto da cor que foi solicitada (nesse caso, a cor verde). Quando o jogador pegar uma criança ela deverá ser o próximo pegador e continuar a brincadeira.
Polícia e Ladrão: Os jogadores se dividem em grupos. Um deles será a polícia e o outro o ladrão. O grupo que for o ladrão deve correr do grupo da polícia.
9. Dança das cadeiras
Os participantes ficam dançando em volta de várias cadeiras durante uma música. Ao parar a música, todos devem se sentar nas cadeiras. Quem não conseguir sentar sai do jogo. Uma cadeira tem que ser retirada sempre que alguém sair do jogo.
10. Bola de gude
É uma pequena bola de vidro maciço, pedra ou metal, de diferentes cores, muito usada em jogos e brincadeiras populares. É também conhecida por outros nomes, como biroca, birosca, burquinha, entre outros.
Existem diversas formas de jogar bola de gude, uma delas consiste em fazer alguns buracos na terra. Ganha quem acertar mais bolinhas nos buracos. É uma brincadeira muito divertida e de fácil realização.
Explicação:
espero ter ajudado, bons estudos pra você
Resposta:
1)esconde-esconde:
uma pessoa ira contar até determinado número e as outras terão que se esconder, quando a pessoa que está contando terminar.
Ela ira atrás dos jogadores escondidos
2)amarelinha:
cada jogador precisa de uma pedrinha ou pedaço de casca de banana. Começa-se jogando a pedra na casa um e vai pulando uma casa com apenas uma perna até chegar ao 'céu'.
3)Peteca
Nesta brincadeira, a única regra vigente é fazer valer, na prática, o ditado popular: nunca deixar a peteca cair no chão. Bate-se com a palma da mão de cima para baixo e brinca-se em duplas ou em rodas de três a mais pessoas.
Explicação:
4)Pular corda:
O jogo consiste em uma dupla batendo a corda, enquanto outra criança a pula cada vez que a corda passar pelo chão.
5)O mestre mandou:
Uma das crianças, ou o adulto que participa, é o mestre e vai dar ordens sempre com a frase "o mestre mandou"
6)Batatinha frita 123:
Um dos participantes será o líder e ficará de costas para os demais, em uma boa distância. Quem está de costas deverá dizer bem alto 'batatinha frita um, dois, três' e virar-se. Os participantes que estavam atrás devem parar imediatamente quando a frase terminar. Quem for 'pego' ainda de mexendo quando o líder virar, volta para o começo. Ganha o jogo quem conseguir chegar mais rápido no lugar onde está o líder.
7)Queimada:
Um dos jogos escolares e de rua mais antigos, a queimada possibilita que as crianças pratiquem seus reflexos, mira e corrida. As crianças precisam se dividir em dois grupos e traçar uma linha no chão. Um grupo começa em posse da bola e arremessa a mesma visando a acertar alguém do grupo contrário. A equipe que ‘queimar’ todos os participantes do outro grupo, vence.
8) Adoleta:
Os participantes intercalam as mãos e cantam a música Adoleta. Quando a música acaba, o último a ter a mão batida, sai do jogo.
9) Cama de gato
É uma brincadeira que treina a paciência e o raciocínio das crianças. É necessário cortar um pedaço de barbante e amarrar suas pontas para que se forme um círculo.
10) Pique-altinha
a criança que está correndo atrás das outras só pode pegá-las quando elas não estão subindo em algum objeto. Desde que os participantes estejam em cima de alguma coisa, eles estarão imunes.