Biologia, perguntado por amandinhafalb, 6 meses atrás

Pesquisas recentes têm demonstrado que alguns tipos de agroquímicos, utilizados contra certos insetos, podem afetar a cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria, influenciando o processo de uso de substratos para a geração de energia nas células, o que, consequentemente, impediria a produção adequada de energia. Infelizmente, esses agroquímicos não distinguem as mitocôndrias dos insetos, das mitocôndrias dos humanos.
Em relação ao processo de bioenergética celular, é correto afirmar que:

(A) a primeira etapa do processo de utilização de glicose para a geração de energia é a quebra aeróbica da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico.
(B) a respiração celular, a partir da quebra da glicose, gera a energia que é armazenada como ATP e, como resíduos, moléculas de água e de gás oxigênio.
(C) a fase anaeróbica da glicólise é mais eficiente em termos de geração de ATP do que a fase aeróbica da glicólise.
(D) o ciclo do ácido cítrico tem esse nome devido ao início do processo de quebra da glicose, ainda fora da mitocôndria, onde ocorre a formação de ácido cítrico e de acetil-CoA.
(E) a adição do fosfato na molécula de ADP para formar o ATP é uma reação de fosforilação e, por isso, o processo de produção de ATP na mitocôndria é chamado de fosforilação oxidativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

A quebra de glicose se chama glicólise, ela é aeróbica e produz piruvato, mas a glicose pode ser quebrada anaerobicamente em um processo fermentativo, produzindo acido lático, mas é menos eficiente do que o metabolismo aeróbico da glicose (alternativa E).

A respiração celular recebe esse nome pela oxidação que ocorre no ciclo de Krebs e pelo uso de oxigênio na fosforilação oxidativa. Sendo essa ultima reação a mais importante para a produção de ATP.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes