ENEM, perguntado por natty6037, 1 ano atrás

Pesquisas recentes indicam que pouco mais da metade dos municípios trata o lixo de alguma forma, mesmo que inadequada, propiciando a formação clandestina de lixões, que aumentam sem controle, trazendo graves consequências. Sobre esses impactos, é correto afirmar: ​​​​​​​

a)

Na água superficial, necessita de grande volume de oxigênio para a decomposição, que sequestra da fauna aquática, causando sua morte.

b)

O chorume é gerado pela lavagem do lixo pela chuva, sendo um agente poluidor silencioso, inodoro, que turva o abastecimento de água.

c)

No lençol freático, causa forte impacto na saúde pública, mas não se compara ao impacto que o esgoto urbano causa.

d)

O principal prejuízo econômico do lixão está no desperdício de material potencialmente reutilizável.

e)

Devido ao forte sistema imunológico, os catadores e familiares sofrem menos com as doenças relacionadas à atividade do que o cidadão comum.

Soluções para a tarefa

Respondido por renanchipcarred
39

Resposta:

a

Explicação:Na água superficial, necessita de grande volume de oxigênio para a decomposição, que sequestra da fauna aquática, causando sua morte.

Respondido por blogdowalisonoxytr3
15

Resposta:

RESPOSTA CONFIRMADA

Na água superficial, necessita de grande volume de oxigênio para a decomposição, que sequestra da fauna aquática, causando sua morte.

Explicação:

O chorume gerado na fermentação do lixo orgânico contamina o solo e as águas (subterrânea e superficial), necessitando de grande volume de oxigênio para a decomposição, causando a morte da fauna aquática. No lençol freático, causa forte impacto na saúde pública e é muito mais danoso do que o esgoto urbano. O principal impacto do lixão está na saúde pública: o Brasil gasta cerca de oitocentos milhões de reais por ano em doenças relacionadas ao lixo, em consultas e internações, além das pensões advindas de óbito. As principais vítimas são os catadores de materiais recicláveis e as populações vizinhas desses lixões.

Perguntas interessantes