Pesquisar sobre o símbolo do filme "RELÍQUIAS DA MORTE" :
- Quais são as partes que o representam e o que significa cada uma delas.
- Matematicamente qual é a composição desse símbolo.
Me ajudem pfv!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
cinema vai à escola”, da SEE-SP/FDE (de 2008 a 2015), é objeto de estudo do
presente trabalho, que o examina aproximando as perspectivas do cinema e da educação.
Para tanto, parte da questão benjaminiana do empobrecimento da experiência e, de algum
modo, da adorniana do empobrecimento do repertório de imagens, buscando identificar
modos de uso do cinema na escola e investigando se e em que medida o referido projeto
provoca o empobrecimento da experiência em razão dos meios aplicados na oficialização
da entrada do cinema na escola. Em geral, o cinema na escola é sustentado por um
discurso pedagógico oficial que especifica e atribui o lugar do cinema no universo escolar.
Interessa a esta pesquisa identificar e analisar esses lugares. Cinematografias, tais como a
de Godard, a do Neo-realismo italiano e a do Cinema Novo brasileiro confrontam e se
colocam como referências a esse lugar atribuído ao cinema pela escola. Entende-se aqui
que a perspectiva desses cinemas, bem como nossa concepção de escola, cuja função
primordial tem a ver com o deslocamento das referências estabilizadas dos sujeitos, não se
constituem de elucubrações desconectadas da chamada realidade do universo escolar
atual. Ao contrário, entendem que o presente em que parece se constituir o filme opera aí
encaminhamentos sem solução definitiva. Contudo, ao se utilizar de modo ilustrativo do
cinema, o discurso pedagógico hegemônico nas escolas, a despeito da discussão sobre a
diluição do sujeito – isto é, da perda da perspectiva histórica unitária -, fortalece esse lugar
do “sujeito”, entendido como oposição ao “objeto”. Assim, promove um modo de
aprendizagem que toma o “conteúdo” da obra, a “mensagem do filme”, como objeto
central, moralizando-o. Dessa forma, não o considera obra de arte ou mesmo objeto de
vivência, reduzindo-o a recurso pedagógico que pode “facilitar” os estudos de teor
cientificizantes. Nesse sentido, faz-se importante a investigação sobre a ideia de currículo
e o lugar que nele ocupa a arte e mais especificamente o cinema, em virtude da urgência
uníssona quanto ao tratamento das mídias e do cinema na escola. Para tanto, este trabalho
analisa textos oficiais da SEE-SP (os “Cadernos de cinema do professor” e os vídeos sobre o
Projeto), que regulamentam a entrada do cinema na escola, dentre vários outros. Em
tempo, tomamos como parâmetro a experiência francesa transposta em livro por Alain
Bergala (2007), além de conceitos importantes no estudo da arte como “indústria
cultural”, de Adorno e Horkheimer.