Português, perguntado por gustavo72718, 10 meses atrás

Pesquisar sobre o movimento literário chamado Humanismoe seus contextos princípios
estéticos, autores e obras). Fazer um registro breve e produzir uma ilustração que represente de
alguma forma o Humanismo em suas vertentes.



ajude-me pfv​

Soluções para a tarefa

Respondido por amoragirl900
2

Resposta:

Ola

Explicação:

Humanismo. ... O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

O período humanista possuía produções literárias que mesclavam características medievais e modernas. Entre elas, estavam:

→ Poesia Palaciana: proveniente das cantigas do Trovadorismo, possuía, porém, uma estrutura textual mais elaborada – redondilhas, ambiguidades, aliterações, assonâncias, figuras de linguagem, idealismo, sensualidade, métrica, ritmo e expressividade – e não era mais acompanhada por música, mas feita para ser recitada dentro dos palácios, para a nobreza.

Uma coletânea de poesias chamada Cancioneiro Geral reuniu 2865 autores e foi publicada em 1516. Essa organização foi realizada pelo poeta português Garcia Resende

→ Prosa: A prosa humanista era divida entre as crônicas historiográficas e as crônicas ficcionais (novelas de cavalaria).

Fernão Lopes foi considerado o “pai da hisotiografia portuguesa”, pois, por meio de seus estudos e pesquisas historiográficas, relatou a vida dos principais reis de Portugal. Suas obras foram: Crônica de El-Rei D. Pedro (1434); Crônica de El-Rei D. Fernando (1436); Crônica de El-Rei D. João I (1443).

→ Teatro: Diferente da poesia e da prosa, o teatro humanista português era um teatro popular e tinha como objetivo moralizar e criticar a sociedade. Ele era dividido entre autos e farsas.

Os autos eram encenações que abordavam, principalmente, a temática religiosa. Exemplos desse tipo de obra: Auto da Barca do Inferno, Auto da Lusitânia, Auto da Visitação. Já as farsas eram encenações curtas, populares, baseadas no cotidiano e tinham um caráter cômico.

O principal autor do teatro português foi Gil Vicente.Por causa de sua influência, inclusive, esse tipo de produção literária ficou conhecida como “teatro vicentino”

Desculpe o tamanho do texto

Espero ter ajudado

Bons Estudos

Perguntas interessantes