pesquisar sobre as virtudes e forças de caráter registrar no caderno
Soluções para a tarefa
⇂ Virtudes. ✓
Durante 3 anos de projeto eles procuraram coincidências na Bíblia, no Alcorão, no Bushido (código samurai), nas culturas do Ocidente e do Oriente, nas filosofias de Platão e Aristóteles. Também leram sobre Santo Agostinho, Buda, Benjamin Franklin e diversos outros pensadores.
Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:
— Sabedoria e Conhecimento
— Coragem
— Humanidade
— Justiça
— Temperança
— Transcendência
⇂Forças de Caráter ✓
Estas forças são os ‘caminhos’ para alcançar as virtudes.
Por exemplo, a virtude da sabedoria pode ser demonstrada através das forças de curiosidade ou gosto de aprendizagem. Já a virtude da coragem pode ser alcançada pelas forças de bravura e perseverança.
De acordo com o estudo publicado em 2004, alguns dos critérios das forças são:
— A força é um traço. Pode ser observada em várias situações. Por exemplo, quando você ajuda alguém em uma ocasião, não significa que sua principal força é a bondade. A ideia é ser frequente ou o que você costuma fazer.
— A força produz gratificação por ela mesma. Geralmente produz boas consequências (entusiasmo, alegria ou realização) e não são feitas por motivos externos (dinheiro ou fama).
— A força é algo que os pais desejam para os seus filhos. Também poderia ser algo que qualquer religião ou política deseja para os seus seguidores/cidadãos.
— A força não diminui os outros em volta. Pelo contrário, inspira e motiva os demais a fazerem o mesmo. Todos saem ganhando.
— Existem modelos positivos das forças. Como a relação Nelson Mandela e liderança ou Madre Teresa e o amor. Até podem ser personagens, como o Capitão América e honestidade/cidadania (depois vou dar exemplo para cada virtude).
— As forças são valorizadas em quase todas as culturas do mundo.
A seguir veja alguns dos critérios que Peterson e Seligman identificaram para você descobrir quais são suas forças pessoais:
— Senso de autenticidade (“este sou eu”).
— Sentimento de alegria, animação e até mesmo êxtase quando a força é praticada.
— Sensação de grande aprendizado ao exercer a força.
— Sentimento de fortalecimento ao invés de exaustão.
— Ideia de que é muito necessário ou inevitável usar essa força.
Ola! Babi aqui,
Espero ter lhe ajudado!