Geografia, perguntado por joaovsilveira14, 8 meses atrás

Pesquisar sobre as formas de disseminação dos microrganismos no mundo, dentre eles o coronavírus, o que podemos chamar de "globalização dos microrganismos". Como a globalização infuenciou na disseminação do coronavírus e de outros microrganismos no mundo? Quais os meios de espalhamento dos microrganismos entre os países no mundo? ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR ME DE UMA RESPOSTA BEM COMPLETA


joaosilvaribeiro2008: joaovsilveira14, como vc pode ver, tive muito trabalho para te responder e gostaria que vc (se possível) adicionasse minha resposta como a melhor... Basta clicar no botão amarelo em baixo de minha pergunta (sem ser o das estrelas, um como uma coroa). Obrigado.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaosilvaribeiro2008
11

Resposta:

O Homo sapiens nasceu portando agentes infecciosos que circulavam no animal ancestral comum ao homem e chimpanzé. Adquirimos outros microrganismos ainda no solo africano, época dos caçadores e coletores. Partimos da África, conquistamos o planeta e nos tornamos sedentários. Descobrimos a agricultura e a domesticação dos animais e, com isso, fomos invadidos por novos agentes infecciosos. Os microrganismos apanharam carona nas locomoções humanas. Estavam presentes nas migrações humanas originadas da África, nas campanhas militares da Antigüidade, nas viagens marítimas de descobrimentos, nas colonizações, no tráfico de escravos e outros. O avanço no estudo do DNA e RNA de microrganismos nos esclarece a origem e o dispersar de várias doenças infecciosas. Descobrimos, então, como estamos globalizando vírus, bactérias e parasitos desde nossa saída da África até os dias atuais.

                                                              E                                                                 Microorganismos não têm passaporte, ignoram fronteiras

O primeiro impacto do novo coronavírus na economia global foi a paralisação das indústrias chinesas. De carros a iPhones, as cadeias de produção mais variadas espalhadas pelo planeta passaram a sofrer um choque inesperado, provocado pelo organismo microscópico que escapou do mercado de animais na cidade chinesa de Wuhan.

Microorganismos não têm passaporte, ignoram fronteiras. Uma vez num país, espalham-se seguindo tão-somente as leis da natureza. O combate à ameaça que representam à humanidade exige ação global, mas não pode prescidir de medidas adotadas localmente. Dessa tensão decorrem dúvidas ainda sem resposta sobre a Covid-19. Para além do choque inicial, qual será o impacto dela na globalização? Que tipo de efeito terá nos movimentos nacionalistas que têm ganhado força no mundo?

Parece evidente que, num primeiro momento, protecionismo e nacionalismo ganharam força. Não há maior prova disso que o presidente Donald Trump fechando as fronteiras americanas a viajantes da União Europeia (UE).

A medida não tem o menor sentido do ponto de vista epidemiológico, já que o o vírus está mais disseminado nos Estados Unidos que em vários países europeus (e residentes legais continuarão a poder furar o bloqueio). Mas segue a lógica política ditada pelo nacionalismo trumpista (do contrário, como explicar que o Reino Unido tenha sido inexplicavelmente deixado de fora do veto?).


joaosilvaribeiro2008: joaovsilveira14, como vc pode ver, tive muito trabalho para te responder e gostaria que vc (se possível) adicionasse minha resposta como a melhor... Basta clicar no botão amarelo em baixo de minha pergunta (sem ser o das estrelas, um como uma coroa). Obrigado.
Perguntas interessantes