Pesquisar os tipos de ética, e de forma resumida falar um pouco sobre cada um.
Soluções para a tarefa
Ética racionalista
Muito utilizada e estudada pelos gregos antigos, a ética racionalista explica que o indivíduo consegue submeter sua vontade e determinar suas condutas através da sua razão.
Ética teleológica
É o tipo de ética que analisa e reflete as consequências possíveis de uma ação. O comportamento ético está fundamentado em seu objetivo, em sua finalidade.
Ética teológica ou cristã
Diferente da ética racionalista, a ética teológica não acredita na razão como um aspecto que controla as vontades ou atitudes do ser humano. Neste caso, a ética está fundamentada na fé.
Ética deontológica
A ética desenvolvida pelo filósofo Immanuel Kant toma como base a ideia do dever (em grego, deon). Nela, compreende-se o indivíduo como plenamente capaz de saber como se deve agir, e assim podendo agir conforme o dever.
Ética utilitarista
É o tipo de ética que se baseia na utilidade da ação moral, por exemplo, proporcionar o bem para o maior número de pessoas.
Ética na filosofia
Na filosofia, a ética, também conhecida como filosofia moral, se trata do estudo que procura entender as motivações dos comportamentos humanos, diferenciando conceitos como bem ou mal, certo ou errado.
História da ética
A origem da ética acontece na Grécia Antiga, no período chamado de antropológico. A partir de Sócrates, o foco da filosofia deixa de estar ligado às origens da natureza e passa a ser questionamento do modo de ser e do comportamento humano.
Ética na Idade Média
Ao chegar a Idade Média, o que se destaca é a ética cristã. Essa ética de baseia em ser obediente às vontades e às leis de Deus. Com isso, o ser humano alcançaria a vida verdadeira, que é a salvação eterna.
Ética Moderna
Já a ética moderna foi centrada na subjetividade, ou seja, no indivíduo. Na ética moderna, é o indivíduo quem passa a fazer suas próprias escolhas e se torna responsável pelas suas próprias ações.
Ética contemporânea
A ética contemporânea trata da capacidade do ser humano de fazer escolhas adequadas para conduzir a própria vida, no ambiente da social.