Pesquisar os Biomas: CAATINGA E MATA ATLÂNTICA
quanto:
a) Suas características de vegetação e o clima,
b) Localização no mapa,
c) Espécies de fauna e flora,
d) Se a desequilíbrio ambiental no bioma ou a ação do homem
como, por exemplo, o desmatamento,
e) Quais espécies de animais e plantas estão em extinção ou
ameaçadas.
Rapido por favor
Soluções para a tarefa
caatinga:
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas.... A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas.
A Caatinga localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.
Cerca de 50% da área de caatinga está degradada pela ação humana, afirmam especialistas. ... A desertificação, principal ação humana sobre este ambiente, representa uma ameaça à vegetação local, que está se extinguindo.
A Caatinga ainda apresenta animais em extinção, que segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no ano de 2016 havia o registro de 136 espécies ameaçadas e 46 espécies endêmicas ameaçadas de extinção neste bioma. Além disso, este bioma é um dos mais afetados pelo tráfico de animais.
mata atlantica:
Na Mata Atlântica, o clima predominante é o tropical úmido, onde as massas de ar úmidas do Oceano Atlântico invadem a mata, fazendo dela uma floresta pluvial.... A fauna da Mata Atlântica apresenta um extensa variedade de espécies, somando uma média de 2 mil animais, além de insetos e aracnídeos.
A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.
A fauna da Mata Atlântica é uma das mais ricas do Brasil. Abriga mais de 800 espécies de aves, quase 400 espécies de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e mais de 350 espécies diferentes de peixes. Os animais mais conhecidos do bioma estão, infelizmente, inseridos num contexto de risco grave de extinção.
A análise de 22 áreas da Mata Atlântica no Sudeste do País mostrou pela primeira vez que a ação do homem está afetando a evolução de árvores. ... As principais causas da extinção dos tucanos e, consequentemente, a alteração da evolução da palmeira estão na fragmentação da Mata Atlântica e na caça aos pássaros.
Apesar de tanta riqueza, a Mata Atlântica é bastante vulnerável. Cerca de 400 animais e 200 espécies de plantas estão ameaçadas de extinção, entre eles, o mico-leão-dourado, a onça-pintada, o tamanduá, o bugio, a palmeira-juçara, o pau-brasil, o jequitibá-rosa, a peroba.