História, perguntado por fabigms1107, 9 meses atrás

Pesquisar e organizar ( escrever, comentar ) um trabalho sobre “A questão indígena na república até 1964”: Siga alguns tópicos para orientação: * as principais mudanças das políticas indigenistas no período republicano. * Mariano da Silva Rondon – demarcação das terras indígenas * causas indígenas no Brasil * Estes povos têm sua cultura e modo de viver respeitados? *Eles têm pleno acesso à educação, saúde e segurança? *Como é tratada a questão das reservas indígenas pelo governo brasileiro?

Soluções para a tarefa

Respondido por Joaorussini
3

Resposta:A Questão indígena na republica até 1964:

O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) foi criado em 1910 e funcionou com distintos formatos até 1967, quando foi substituído pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que vigora até os dias atuais. Pode-se afirmar que este serviço foi a primeira iniciativa de política indigenista existente no Brasil e, apesar das falhas nas tentativas de integrar as comunidades indígenas na sociedade, este órgão foi responsável pela demarcação de muitas terras, garantindo a sobrevivência de muitos povos indígenas. Quando foi criada, ela teve como primeiro diretor Cândido Mariano da Silva Rondon, mais comumente conhecido como Marechal Rondon. Este personagem foi extremamente importante na história da luta pelas causas indígenas no Brasil, pois, durante seu trabalho de instalação de linhas telegráficas pelo interior do país, ele acabou entrando em contato com várias tribos indígenas, sempre de maneira pacífica. Desta maneira, ele mudou a maneira como o índio era tratado até então, estabelecendo as primeiras demarcações das terras indígenas.

Mariano da Silva Rondon:

Marechal Rondon foi um militar brasileiro que realizou, durante toda a sua vida, o trabalho de sertanista. O marechal realizou a exploração científica de regiões do Mato Grosso e da Amazônia, além de ter trabalhado na construção de telégrafos e realizado importantes ações no mapeamento dessas regiões, consideradas na época bastante inóspitas.

O marechal também ficou marcado por atuar fortemente na defesa dos direitos indígenas, e esteve à frente de importantes instituições criadas para essa finalidade: o Serviço de Proteção ao Índio e o Conselho Nacional de Proteção ao Índio. Rondon também foi um dos grandes defensores da demarcação de uma terra indígena no Parque Nacional do Xingu.

Causas indígenas no Brasil:

Os termos ‘índios e indígenas’ são denominações generalizadas, pois englobam os grupos que em outros momentos foram chamados especificamente de Karajá, Suyá, Kamayurá e Xavante. Os termos dados são heranças do período de colonização, quando muitos desses povos foram dizimados.

Estes povos têm sua cultura e modo de viver respeitados?:

Na Constituição de 1988, os direitos dos índios estão expressos em capítulo específico (Título VIII, Da Ordem Social, Capítulo VIII, Dos Índios) com preceitos que asseguram o respeito à organização social, aos costumes, às línguas, crenças e tradições. “A população indígena hoje no Brasil tem o direito de buscar maior integração, bem como de se manter intacta em sua cultura, aldeada, se assim entender que é a melhor forma de preservação” fonte/site:agenciabrasil

Eles têm acesso a educação, saúde e segurança?:

A política de saúde para os povos indígenas é uma das questões mais delicadas e problemáticas da política indigenista oficial. Sensíveis às enfermidades trazidas por não-índígenas e, muitas vezes, habitando regiões remotas e de difícil acesso, as populações indígenas são vítimas de doenças como malária, tuberculose, infecções respiratórias, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

A Lei de Diretrizes e Bases de 1996 garante aos índios o acesso ao conhecimento proveniente de uma educação especializada, com programas e currículos específicos para a comunidade. De acordo com a LDB (1996), a educação infantil como sendo a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade.

Como é tratada a questão das reservas indígenas pelo governo brasileiro?:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Agricultura responsável por gerenciar a política indigenista no Brasil. Ela demarca as terras, estabelece as condições ideais de justiça e sustentabilidade social, além de impedir invasões.

Explicação:


fabigms1107: obg João
Joaorussini: Tmj
Perguntas interessantes