Psicologia, perguntado por denzelnatel02, 10 meses atrás

pesquisar e fazer um breve comentário sobre os objetivos e abordagens da psicologia​

Soluções para a tarefa

Respondido por aninhassp
0

Resposta:

O estudo da mente não se reserva apenas à Psicologia, pois desde a Antigui-dade o ser humano se ocupa dos objetos de estudo que se apropriou: mente ecomportamento. Por esse motivo, nada mais natural que outras áreas tambémproduzam conhecimento em relação aos mesmos temas trabalhados na Psico-logia. No entanto, a Psicologia é a única cadeira que faz tais estudos de maneirasistemática, com rigor científico. A Psicologia como ciência possui uma história de aproximadamente 130 anos,mas o histórico de discussão sobre a mente e o comportamento humanos, quesão os seus objetos de estudo primordiais, arremete-se a Sócrates, Platão e Aris-tóteles.

Explicação:

ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

BEHAVIORISMO: Abordagem surgida no Estados Unidos com Skinner e Watson, onde o princípio básico era que para cada estímulo, especificamente haveria uma resposta. Com isso, surgiu a proposta do condicionamento, em que esses autores acreditavam que os comportamentos humanos podem ser previstos e até condicionados.  

PSICANÁLISE: Abordagem surgida com Sigmund Freud, sendo ele o primeiro a apresentar uma teoria sobre a estrutura da mente, apresentando o inconsciente, local em que os conteúdo recalcados (eventos traumáticos) ficam alojados. Além dessa, outra teoria importante é a concepção da libido, como energia sexual.

CENTRADA NA PESSOA: Abordagem elaborada pelo americano Carl Rogers que apontava a importância de centrar a abordagem no cliente, trabalhando o que ele gostaria, aceitando incondicionalmente  o cliente, sem juízos de valor. Outro tópico importante dessa teoria é a empatia, que será melhor trabalhada na aula sobre Humanização.

LOGOTERAPIA: Abordagem surgida com Viktor Frankl durante o período em que esteve preso pelo regime nazista. O tópico mais importante dessa abordagem é o sentido da vida, em que Frankl afirmava que todos nós temos um, mas nem todos ainda encontraram o sentido da vida. Outro tópico interessante dessa abordagem é a religiosidade, em que ele afirmava que todos nós temos fé em algo, independente de religião.

Perguntas interessantes