Pesquisar e desenvolver um texto crítico sobre a ''crise hídrica no Brasil'', apontar as suas causas e consequências
Soluções para a tarefa
A crise hídrica é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, no momento em que deveriam estar em níveis normais para atender as necessidades da população.
No Brasil, a falta de água tornou-se mais grave a partir do ano de 2014. Na ocasião, a região Sudeste foi a principal afetada. A atual crise hídrica do Brasil é considerada a pior da história.
Apesar do Brasil apresentar quase um quinto das reservas hídricas do mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões do país. Alguns estudos indicam que os episódios de falta de recursos hídricos devem se repetir nos próximos anos.
Além disso, a água não é igualmente distribuída no território brasileiro. Por exemplo, a região Norte concentra a maior parte da reservas hídricas do país, ao mesmo tempo é a região com a menor densidade demográfica.
No Sudeste e Nordeste, onde está concentrada a maior parte da população e atividades industriais, existem poucas reservas hídricas.
Causas
Existem várias causas para a falta de água no Brasil, as principais são:
Aumento do consumo de água
Apesar da água possuir capacidade de renovação, o seu consumo ainda é maior do que essa capacidade.
No Brasil, o aumento do consumo de água deve-se ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.
Para se ter um exemplo, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), de cada cem litros de água consumidos, 72 são usados na irrigação agrícola.
Regiões afetadas
A região Sudeste foi a mais afetada pela crise da falta de água em 2014 e 2015. O sistema Cantareira, em São Paulo, foi o que mais sofreu com a estiagem. Ele atende mais de 9 milhões de pessoas.
Consequências
Entre as consequências da crise hídrica no Brasil estão:
Redução da oferta de alimentos
62% da energia do Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. Assim, a falta de água também compromete o fornecimento de energia elétrica
Diminuição da oferta de água para a população
Impactos na economia
BONS ESTUDOS!!!!