Português, perguntado por clarinhaa27, 8 meses atrás

Pesquisar duas cidades fantasmas do Brasil ou do mundo, descrevendo porque se tornou fantasma, quais as características, se existe moradores ou não, curiosidades…..

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

São João Marcos – RJ

Produção excedente de café, desenvolvimento de vento em popa e localização estratégica às margens da famosa Estrada Real, principal via do Brasil Colônia que unia Ouro Preto a Paraty. É, mas parece que nem isso deu muito certo para manter São João Marcos, no Rio de Janeiro, plenamente viva até os dias de hoje! A cidade tinha a próspera produção de café como base de sustento, trazendo à região muitos nobres e reis no século XIX.   A decadência começou em 1889, com a Proclamação da República, quando a cidade perdeu boa parte de sua riqueza e movimento. Em meados da década de 30, a população foi reduzida de 10 mil para 4.500 habitantes. Um suspiro de esperança veio com o tombamento da cidade como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN, em 1938. Mas, o fim de São João Marcos já estava decretado, e sabe por que?  Em 1940, foi criada a barragem de Ribeirão das Lajes, no intuito de salvar o Rio de Janeiro de uma intensa falta d’água iminente. Aí, a cidade foi destombada, as casas destruídas e a área alagada. Felizmente, o volume de água foi reduzindo aos poucos, dando chance para que a cidade – ou o que restou dela – aparecesse novamente. Em 1943, ruínas da Igreja Matriz, construída entre 1796 e 1801, foram deixadas a mostra. Depois dela, cemitério, ponte em arco, calçada de pedra, e por aí vai. Por fim, já em 2011, foi inaugurado o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos para preservar estes pedaços “reaparecidos”, resgatando a memória local. O parque está aberto para visitação de quarta à sexta-feira, das 10h às 16h, e sábados e domingos das 9h às 17h. O acesso se dá pela via Estrada RJ-149 Rio Claro – Mangaratiba.

Anexos:

clarinhaa27: nossa, muito obrigada, sério
Respondido por karlacomksv
2

Airão – AM

Airão se desenvolveu a partir da exploração do látex do Médio e Alto Rio Negro e no período da Segunda Guerra prosperou. Foi a principal fornecedora de borracha para os Aliados. Mas, com o fim da guerra, a Inglaterra deixou de comprar o produto brasileiro, substituindo-o pelo da Malásia, que era sua colônia

Airão não tem moradores desde 1985 e passou por períodos de usa da Marinha. Em 2005 ela foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional e hoje está protegida.

Igatu – BA

Igatu é uma cidade encravada na Chapada Diamantina, que por natureza já apresenta muitas belezas e muitas lendas. A cidade teve seu desenvolvimento a partir da extração de diamantes e pedras preciosas na região, época de riqueza e muito movimento, com casas, comércio, hospital e até um cassino! Nestes prósperos anos, o local era chamado de Xique-Xique – devido à abundância da planta típica do nordeste.

A partir do inicio do século 20, o ciclo do diamante perdeu força e Igatu também. Muitos de seus habitantes saíram em busca de novas oportunidades para outras cidades e do local – que já teve uma população de 10 mil pessoas – restaram apenas as ruínas e saudosos moradores, que hoje não passam de 403.

"Caminhar pelas ruelas calçadas de pedras e observar as belezas da região é viajar um pouco no tempo, descobrindo histórias e lendas, como as contadas pelos seus moradores, que vão desde os escravos fugidos que ainda perambulam por lá, energias poderosas que fez Igatu ser conhecida como “Machu Picchu Brasileira”, até os sons das minas que parecem ainda estar a todo trabalho"

----

Espero ter ajudado :3


clarinhaa27: muito obrigadaaaaaa
karlacomksv: por nada, anjo
Perguntas interessantes