pesquisar: Criacionismo e evolucionismo....O que foi oq defendia e quem defendia
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Criacionismo defende uma forma de explicação sobre a origem do mundo onde se busca atribuir a constituição das coisas à ação de um sujeito criador. a igreja catolica defendia essa teoria
O Evolucionismo defende que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.Charles Robert Darwin defendia essa teoria
Explicação:
Criacionismo: Defendida pelas igrejas e religiões, o criacionismo é uma teoria sobre a origem do mundo que busca atribuir a constituição das coisas à ação de um criador. Ao contrário do que muitos pensam, ela não se encaixa somente ao cristianismo, mas a todas as religiões que creem em um ser superior que deu origem a tudo. Ela defende que não houve evolução, ao contrário do evolucionismo, ela diz que tudo aquilo que existe é assim desde o início dos tempos e nunca se alterou (exemplo: Deus criou o homem e a mulher e eles continuam tendo as mesmas características até os dias atuais).
Evolucionismo: Teoria elaborada, desenvolvida e defendida por cientistas para explicar a origem de tudo a partir de uma única espécie e as alterações sofridas pelos seres vivos ao longo dos anos, como a sua relação com o meio ambiente onde habitam. O principal cientista ligado ao evolucionista é Darwin, que publicou uma obra em 1859 sobre a origem das espécies por meio da Seleção natural. Darwin viajou todo o mundo para fazer suas pesquisas e percebeu que entre espécies extintas e presentes havia características em comum, o que levou ele a afirmar que havia um caráter mutável entre as espécies, ou seja, elas evoluem ao longo do tempo e durante essa evolução elas transmitem geneticamente essa mudança às gerações futuras. Entretanto, para Darwin, evoluir é mudar biologicamente e nem sempre é para melhor, mas sim para a adaptação das espécies em relação ao ambiente onde vivem.
Um bom exemplo do evolucionismo é referente as girafas: há muito tempo existiam girafas de pescoço curto (já foi provado cientificamente) e de pescoços longos, porém as de pescoço curto só podiam comer vegetações rasteiras, enquanto as de pescoço longo podiam alcançar as mais altas e as mais baixas. Com o passar do tempo, a vegetação rasteira ficou escassa pois as duas espécies estavam consumindo e não havia suficiente, então as de pescoço curto foram sendo extintas aos poucos por conta de não estarem mais adaptadas aquele ambiente, e as de pescoço longo não correram esse risco por alcançarem alimentos no alto.