Ed. Física, perguntado por vitoriacamilla1, 8 meses atrás

Pesquisar a História do voleibol Fundamentos Como se joga Sistema tático Evolução da modalidade

Soluções para a tarefa

Respondido por jpowerr
3

História do vôlei

O voleibol surgiu nos Estados Unidos em 1895. Seu criador foi o estadunidense William George Morgan (1870-1942). Na época, ele era chefe de Educação Física da “Associação Cristã de Moços” (ACM) em Massachusetts.  

Sua ideia era criar um esporte que tivesse pouco impacto e contato físico entre os adversários, com o intuito de evitar lesões.  

Primeiramente, o esporte foi chamado de “mintonette” e, pouco depois, de “volleyball”. Cinco anos após sua criação, o jogo foi levado para o Canadá e, mais tarde, conquistou outros países do mundo.  

Na década de 40, o voleibol já era reconhecido mundialmente. Sendo assim, em 1947, em Paris, na França, foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB) - Federação Internacional de Voleibol, em português. Esse órgão é até hoje responsável por coordenar e organizar as atividades relacionadas com esse esporte.  

Em 1949, ocorreu o primeiro campeonato mundial de voleibol para homens na Checoslováquia, no qual a Rússia saiu campeã. Três anos mais tarde, esse campeonato já incluiu o voleibol para mulheres, com vitória para o Japão.  

A partir de 1964, o vôlei se tornou um esporte olímpico, o qual permanece até hoje. Agora ele possui muitas equipes e adeptos pelo mundo.  

Os fundamentos do vôlei são:  

  • Saque  
  •        Recepção  
  • Levantamento  
  • Ataque  
  • Bloqueio  

Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.  

Se ele ultrapassar o limite, a bola vai retornar para seu adversário sacar. Note que quando a bola toca no chão do time adversário, ocorre a marcação de pontos.  

A chamada “zona de saque” representa o local onde o jogador (sacador) deve permanecer para lançar a bola. Trata-se de uma área de 9 metros de largura situada após cada linha de fundo.  

Os jogadores recebem o saque através do fundamento da recepção, geralmente feita través de recursos como a manchete ou o toque.  

Os levantadores, como o próprio nome já indica, levantam a bola com a ponta dos dedos. Em seguida, passam aos atacantes que tentam marcar ponto ao lançar para o campo adversário.  

Os atacantes colocam muita força na jogada e com um grande salto objetivam tocar o chão da equipe adversária para fazer o ponto.  

Os adversários podem, no entanto, realizar um bloqueio ou defesa para que a bola volte e toque no chão da equipe que atacou.  

Ressaltando que os bloqueios são realizados por dois ou mais jogadores que estão posicionados próximos da rede. Sendo assim, para se defender contra o ataque do adversário eles saltam no mesmo momento.

Como se joga ?

Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar.  

Sistema tático

É baseado nas posições do voleibol, que são as seguintes:  

• A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.  

• A posição n.º 2 chama-se saída de rede.  

• A posição n.º 3 chama-se meio de rede.  

• A posição n.º 4 chama-se entrada de rede.  

• A posição n.º 5 chama-se defesa esquerda.  

• A posição n.º 6 chama-se defesa central.  

As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.  

Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio). O jogador de defesa (posições 5, 6 e 1), caso apoie os pés na zona de ataque, não poderá efetuar ataques com a bola estando a uma altura superior à borda da rede. Para tanto, ele deverá saltar de trás - antes da linha, ainda na zona de defesa - da linha de ataque, sem pisar nesta. Ele também não poderá em qualquer circunstância realizar bloqueios.

Evolução  

- 1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos  

- 1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão  

- 1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte  

- 1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan  

- 1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)  

- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)  

- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.  

- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino  

- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.  

Perguntas interessantes