Pesquisar 5 alongamentos de 5 exercícios de flexibilidade.
Soluções para a tarefa
Explicação:
(Estático)
É uma das formas mais conhecidas, onde os exercícios são feitos em repouso. Assim, no alongamento estático, alonga-se o músculo até uma determinada posição, que deve ser mantida durante 30 segundos. O objetivo é alongar até o limite do confortável.
(Dinâmico)
Já o alongamento dinâmico, por outro lado, consiste em alongar dando impulso. Nesse caso, são utilizados movimentos de saltos, corridas e afins para promover a amplitude de movimento e flexibilidade. No entanto, não se deve exceder os limites dos alongamentos estáticos ou gerar desconfortos.
(Ativo)
É um tipo de alongamento estático, que consiste em alongar com o máximo alcance do movimento voluntário, usando a força dos músculos agonistas e relaxamento dos músculos antagonistas.
(Passivo)
Nesse tipo de alongamento, faz-se uso de forças externas para alcançar a flexibilidade máxima. São eles: pesos, a gravidade, ou um parceiro de atividade, por exemplo.
(Balístico)
Bastante parecido com o alongamento dinâmico, mas, diferencia-se por forçar os limites dos músculos. É realizado de forma rápida e com saltos. Em outras palavras, o alongamento balístico utiliza as contrações musculares para forçar a extensão do músculo. Isso, por meio de movimentos pendulares ininterruptos.
(Isométrico)
É um tipo de alongamento estático em que os músculos implicados fazem força contra o estiramento. A prática deste exercício requer maiores exigências do músculo alongado.
Afinal, consiste em assumir uma posição de alongamento passivo e, em seguida, contrair o músculo alongado, mantendo a contração por alguns segundos, antes de relaxar. É considerado um dos métodos mais seguros e eficazes para aumentar o movimento das articulações.