Pesquisadores identificaram todos os pacientes que passaram por hospitais de Ontário (Canadá) com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) durante quatro anos. Do total de 16,4 mil pacientes, 2.032 (ou 12,4%) tiveram um ataque isquêmico transitório antes do AVE. Durante um ataque transitório, sintomas de AVE duram menos de 24 horas. “É possível que os vasos sanguíneos daqueles com golpes de aviso estivessem condicionados à falta do fluxo de sangue, o que os protegeu do impacto completo do acidente vascular principal. Qualquer pessoa que tiver um sinal, ainda que pequeno, deve procurar um hospital imediatamente”. Com relação os diferentes tipos de vasos sanguíneos, indique a alternativa correta.
a. Os vasos sanguíneos são as artérias e veias.
b. Todos os vasos que conduzem sangue apresentam três camadas.
c. A membrana limitante elástica interna situa-se entre as camadas média e adventícia.
d. Artérias são vasos que conduzem sangue a partir do coração, originadas em ventrículos.
e. Veias são vasos que conduzem sangue a partir do coração, originadas em átrios.
Soluções para a tarefa
Resposta: Artérias são vasos que conduzem sangue a partir do coração, originadas em ventrículos.
Explicação: Resposta: D
Comentário: Os vasos sanguíneos são as artérias, veias e capilares. Entretanto, apenas artérias e veias apresentam três camadas ou túnicas, enquanto os capilares apresentam apenas a túnica íntima (ou endotelial).
Resposta: D
Explicação:
As artérias são um tipo de vasos sanguíneos que compõem o sistema cardiovascular. Elas são responsáveis pelo transporte do sangue arterial (com oxigênio e nutrientes) do coração para todos os tecidos do corpo.
As artérias são compostas por três camadas distintas: uma interna (túnica íntima), uma média (túnica média) e uma mais externa (túnica adventícia).
Elas possuem paredes mais elásticas do que as veias e ajudam a controlar a pressão sanguínea, enquanto as veias possuem válvulas para evitar que o sangue retorne.