História, perguntado por Myn98wst, 4 meses atrás

pesquisa sobre revoltas regenciais

Soluções para a tarefa

Respondido por neveswalquiria404
0

As Revoltas Regenciais foram rebeliões ocorridas em todo o Brasil durante o Período Regencial (1831-1840). Foi uma época marcada pela instabilidade política (falta de um governante unificador), somada à má condição de vida da população. Cada revolta teve outras causas locais, mas só houve uma estabilização geral com o Golpe da Maioridade.

O Período Regencial é um tempo intermediário entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Ele durou de 1831 a 1840 e começou quando o imperador D. Pedro I abdicou do trono. O problema foi que seu filho, o sucessor, era apenas uma criança e não tinha condições de reinar!

Enquanto D. Pedro II crescia, os membros do Congresso escolhiam os regentes (líderes provisórios) para governar o Brasil.

Nessa época, o país já tinha novos grupos políticos formados, como os liberais e os conservadores. Cada governo provisório era de um segmento político, foram muitas mudanças e ideias novas em um curto período, principalmente para um país que estava acostumado a ter as atenções voltadas para a família real e suas tradições.

Perguntas interessantes