pesquisa sobre os movimentos migratórios atuais
Soluções para a tarefa
A migração no Brasil
Segundo a geografia, há dois principais tipos de migração: a transumância e a pendular, e não seria diferente com a migração no Brasil. A primeira caracteriza-se como a migração em determinadas épocas do ano, ou seja, não é uma migração duradoura. Como exemplo, podemos citar as pessoas que saem nas férias de janeiro do interior de algum estado ou mesmo de outro estado com destino às praias. Este tipo de migração é de extrema importância para a manutenção de economias locais que têm como base o turismo, como as cidades de serra e as cidades litorâneas.
Já a migração pendular diz respeito a deslocamentos populacionais na cidade, quando um grupo sai da periferia em direção ao centro da cidade. Este tipo de migração é muito peculiar quando falamos do nosso país, pois é de extrema complexidade e capaz de revelar as desigualdades de uma cidade. Em grandes cidades como São Paulo, as moradias da região central têm preços absurdos devido à especulação imobiliária. Como resultado, as pessoas de classes mais baixas, mesmo que trabalhem ali, têm que morar na periferia, na qual o aluguel é mais baixo. Para chegarem ao trabalho, têm que enfrentar uma verdadeira maratona de transportes, o que não raro leva questão de horas. Um bom exemplo de migração pendular é a ocupação de prédios sem uso nos grandes centros urbanos por integrantes de movimentos sociais como o MST (Movimento Sem Terra) ou por pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, como sempre visto na cidade de São Paulo.
No entanto, além desses dois tipos de migração, no Brasil existe até os dias de hoje um movimento migratório de alta complexidade: o êxodo rural. Buscando fugir da extrema pobreza e da seca, o povo nordestino migrou para o sudeste, principalmente nos anos 60 e 70, devido ao forte processo de industrialização que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro passavam. No entanto, é interessante notar que o aumento de interesse econômico na região Nordeste do Brasil, através da construção de usinas eólicas, instalação de empresas de tecnologia, aumento na qualidade do ensino público e constante aumento da procura pelas praias e outros atrativos turísticos, tem causado atualmente o processo reverso, onde retirantes nordestinos estão voltando a suas terras natais e mesmo pessoas nascidas na região sudeste estão partindo para aquela região em busca de salários mais atrativos e melhor qualidade de vida. Há muitos outros aspectos relevantes da migração no Brasil, mas vamos agora focar na imigração no Brasil.
Resposta:movimentos maciços de população que fogem dos conflitos, da pobreza e de perseguições