Filosofia, perguntado por jhonnatan92011p7v6ws, 10 meses atrás

pesquisa sobre bullying moral

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopedrortb
4

Nas últimas décadas, uma palavra ficou bastante conhecida e se tornou tema de debates em todo o mundo: o bullying. Apesar da prática estar presente na sociedade há muitos anos, ainda não se usava uma palavra que retratasse os vários tipos de agressões.

Por muito tempo, o ato foi encarado como “zoação” e brincadeira entre crianças e jovens, mas com a disseminação de casos graves, como suicídio de vítimas, fizeram com que o assunto fosse tratado com a seriedade que ele necessita.

O bullying está presente em diversos ambientes, como na escola, no curso, no trabalho, entre os amigos e até em casa. O agressor, em boa parte dos casos, acredita que está sendo engraçado ou que a humilhação não passa de uma brincadeira. Mas a vítima quase nunca esquece os insultos e as agressões, que podem gerar uma série de distúrbios psicológicos.

Além disso, o bullying pode ser praticado de diferentes maneiras e é importante saber identificá-las para combater esse problema. A seguir, listamos os seis principais tipos de bullying que atingem crianças e adultos diariamente. Confira!

1. FÍSICO

Esse tipo de bullying se manifesta por meio da violência física, como socos, chutes, tapas repetidos em uma mesma pessoa, bloqueio da passagem, empurrões e toques de maneiras inadequadas e agressivas.

Apesar de ser um ato fácil de identificar e de caracterizar a vítima e o agressor, muitas vezes, a violência física é encoberta como se fosse uma brincadeira entre amigos. É preciso que as pessoas se conscientizem que a violência nunca pode ser confundida com um ato de descontração.

2. PSICOLÓGICO

Quando falamos em bullying psicológico, logo associamos com as perseguições que muitas pessoas sofrem nos ambientes sociais, baseadas na discriminação racial, religiosa, sexual, por conta do peso, entre outros motivos.

Todo ato de perseguir, amedrontar, aterrorizar, manipular, intimidar, dominar e chantagear uma pessoa é considerado bullying psicológico, que pode causar na vítima problemas como depressão e fobia social.

3. BULLYING VERBAL É COMUM ENTRE AS CRIANÇAS

Quem nunca teve um apelido que odiava na infância? Muitos não ligam para isso e superam com tranquilidade, mas há pessoas que ficam marcadas com os xingamentos, apelidos e humilhações passadas durante a fase escolar por não se enquadrarem em um padrão considerado “normal” pelos colegas. A consequência disso é a formação de adultos inseguros e com problemas de interação social.

4. MORAL

Há tipos de bullying que são praticados diariamente sem que as pessoas percebam que estão cometendo tal ato. O tipo moral, por exemplo, é caracterizado pela difamação, calúnia ou disseminação de boatos sobre a vida de uma pessoa, conhecido como fofoca.

É difícil encontrar quem nunca cometeu bullying moral, mas é preciso ficar sempre atento, pois alguns comentários, por mais simples que parecem, podem prejudicar e muito a vida de outras pessoas.

5. SOCIAL

Também por conta do padrão, o bullying social é praticado em diversos locais e entre pessoas de diferentes faixas etárias. Ignorar, isolar ou excluir constantemente um colega do convívio social, seja não o convidando para o almoço ou o excluindo das ações de grupo, pode prejudicar o desempenho e a convivência da vítima, que se sentirá rejeitada e incapaz de dar sequência ao seu trabalho ou estudo.

6. VIRTUAL

Com os avanços tecnológicos, um novo tipo de bullying surgiu e vem sendo amplamente praticado: o cyberbullying. Encorajados por estarem atrás da tela do computador ou do smartphone, os agressores utilizam as redes sociais para humilhar, enviar mensagens que invadem a intimidade, falsificar fotos, vídeos e dados pessoais, provocando sofrimentos e constrangimentos para a vítima.

No ambiente virtual, os apelidos e os xingamentos praticados em outros locais não ficam de fora, ainda mais em grupos fechados e com perfis falsos, nos quais a identificação do agressor é ainda mais difícil.

É importante conhecer os tipos de bullying para evitar que eles afetem a sua qualidade de vida e das pessoas ao seu redor. Para continuar por dentro dos



Perguntas interessantes