Pesquisa sobre as principais transformações sofridas pela atividade industrial brasileira do início do século XX até os dias atuais.
GENTE RÁPIDO POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Resposta:
industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956, chamado de fase da internacionalização da economia brasileira. A partir da década de 1980, teve início a
Explicação:
Nesta época se fazia restrição ao desenvolvimento de atividades industriais no Brasil. Apenas uma pequena indústria para consumo interno era permitida, devido às distâncias entre a metrópole e a colônia. Eram, principalmente, de fiação, calçados.
Na segunda metade do século XVIII algumas indústrias começaram a crescer, como a do ferro e a têxtil, abrindo assim uma concorrência ao comércio do Reino e poderiam tornar a colônia independente financeiramente, adquirindo também a possibilidade da independência política. Assim, em 5 de janeiro de 1785, D. Maria I assinou um alvará, extinguindo todas as manufaturas têxteis da colônia, exceto a dos panos grossos para uso dos escravos e trabalhadores. Era o golpe de morte na indústria colonial.[1]
Segundo período (1808 - 1930): a implantação
Em 1808 chegando ao Brasil a família real portuguesa, D. João VI revogou o alvará, abriu os portos ao comércio exterior e fixou taxa de 24% para produtos importados, 15% para os ingleses e 16% para os produtos portugueses.
Em 1810 através de um contrato comercial com a Inglaterra, foi fixada em 15% a taxa para as mercadorias inglesas por um período de 15 anos. Neste período, o desenvolvimento industrial brasileiro foi mínimo devido à forte concorrência dos produtos ingleses que, além de serem de melhor qualidade, eram mais baratos.
Em 1828 foi renovado o protecionismo econômico cobrando-se uma taxa de 16% sobre os produtos estrangeiros, agora para todos os países, sem exceção. Porém essa taxa era ainda insuficiente para promover algum desenvolvimento industrial no País.
Em 1844 o então Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco decretou uma lei (Lei Alves Branco) que ampliava as taxas de importação para 20% sobre produtos sem similar nacional e 60% sobre aqueles com similar nacional. Assim, algumas atividades industriais do país foram protegidas.
Em 1846 a indústria têxtil obteve incentivos fiscais e, no ano seguinte, as matérias-primas necessárias à indústria do país receberam isenção das taxas alfandegárias.
Alvará de 1808 que autoriza as fábricas e manufaturas no Brasil, 1° de abril de 1808. [nota 1][2] Arquivo Nacional.
Mas nem esses incentivos foram suficientes para alavancar o desenvolvimento industrial. A escravidão ainda estava presente. Faltavam trabalhadores livres e assalariados para constituir a base do mercado consumidor. Além disso, as elites enriquecidas pelo café ainda não estavam dispostas a investir na indústria.
Em 1850 é assinada a Lei Eusébio de Queirós proibindo o tráfico intercontinental de escravos (embora o tráfico interprovincial continuasse, destacando-se a transferência de escravos da decadente economia nordestina para
bem espero ter ajudado voçê ✨
No século passado a industrialização no Brasil ainda caminhava a passos lentos. Mesmo com a Revolução Industrial que automatizou inúmeros processos na Europa e nos EUA, no Brasil, ainda havia resquícios de mão de obra 100% humana.
A industrialização no Brasil
Á medida que a tecnologia foi chegando ao nosso país. Não na mesma velocidade do que em países desenvolvidos, mas, a indústria foi evoluindo e aos poucos sendo automatizada.
O processo de automatização das indústrias no Brasil acelerou algumas etapas o que com que novas filiais surgissem e adentrassem em praticamente todos os estados brasileiros.
A indústria começou a ganhar destaque e já no século XXI conseguimos acelerar a produção em diversos setores que servem para produtos de importação e exportação.
Para saber mais sobre a indústria no Brasil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/49689691
#SPJ2