Pesquisa sobre a revolução industrial elabore 10 questão com resposta
Soluções para a tarefa
Qual foi o primeiro país a se industrializar? Contexto Histórico
A Inglaterra foi a pioneira no processo de industrialização, pois ela vivia num contexto histórico muito específico:
Alta e rica burguesia;
Dominava a maior parte do comércio europeu;
Êxodo rural causado pela política de cercamento (rei dividia os lotes dos produtores e tomava parte da produção);
Localização super privilegiada, pois, sendo uma ilha, tem acesso direto e fácil ao mar;
Território, naquela época, rico em carvão mineral.
Quais são as características e Fases das Revoluções Industriais?
Como a população vivia em uma pobreza aguda e migrou aos montes para a cidade, os operários eram constituídos por crianças, mulheres, homens e idosos. Eles trabalhavam durante horas e sem pausa, não havia aposentadoria, proteção ou qualquer recurso.
Quais foram os fatores que levaram a Inglaterra a ser a pioneira nessa revolução?
1º fator: a Inglaterra conseguiu realizar a “Acumulação Primitiva de Capitais”, portanto tinha capitais disponíveis para investir. Essa acumulação foi feita por meio da sua expansão marítima, colonização e exploração de territórios, pelo Tratado de Panos e Vinhos e outros.
2º fator: disponibilidade de matérias-primas. Os ingleses possuíam muito ferro que serviu para fazer máquinas resistentes, tinham carvão mineral e algodão em suas colônias.
3º fator: a Inglaterra possuía mão de obra barata e abundante, já que os artesãos passaram por uma crise e não conseguiram concorrer com os preços estabelecidos pela indústria. Outro fator que sustentava a mão de obra barata era a política de “cercamento” que provocou o êxodo rural.
4º fator: supremacia naval. A Inglaterra era reconhecida como uma potência naval no mundo. Com o domínio dos mares, ela tinha acesso não só a outros mercados consumidores, como também a novas fontes de matéria-prima.
5º fator: a burguesia. A Inglaterra já possuía uma burguesia economicamente poderosa e politicamente hegemônica. Isso se consolida a partir da Revolução Gloriosa de 1688.
6º fator: por último, a questão cultural e religiosa da ética protestante. Um conceito de salvação está associado à acumulação de riquezas e ao amor pelo trabalho.
Quais são as principais características da Revolução Industrial?
O primeiro setor a aceitar o uso das máquinas foi o setor têxtil;
A Inglaterra tinha suas matérias-primas em seu território e colônias. Eram elas: ferro, carvão mineral e algodão;
A energia utilizada é a vapor – ela proporcionava ganho de potência e produtividade;
Com a Revolução Industrial rolou o desenvolvimento dos transportes e meios de comunicação.
E por fim o mercantilismo (capitalismo comercial) foi substituído pelo capitalismo industrial – se antes o lucro era obtido a partir da circulação das mercadorias, agora o lucro é obtido através da produção das mercadorias e de sua comercialização.
O que foi a Revolução Industrial?
A Revolução Industrial foi uma transformação radical no processo produtivo — na forma como o homem produzia os meios necessários para a sua subsistência e para a sua comercialização.
Ela implicou na substituição da energia física (humana ou animal) pela produção de energia mecânica (realizada pelas máquinas). Em outras palavras, o homem parou de produzir mercadorias a mão e passou a trabalhar dentro de fábricas.
Quando e onde aconteceu?
A Primeira Revolução Industrial aconteceu entre 1760 e 1860, sendo implantada primeiramente na Inglaterra.