Química, perguntado por giovannaprincep4y88t, 1 ano atrás

pesquisa sobre a Indústria Química na Ditadura Militar no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
5

Olá,

Em junho de 1964, em plena estado de ditadura militar no Brasil, foi criado a ABIQUIM, Associação Brasileira da Indústria Química. Os militares com apoio das principais indústrias, banqueiros, empresários, produtores rurais e agentes governamentais americanos, deram início a uma congregação das principais indústrias químicas nacionais e estrangeiras.

Com o objetivo de captar financiamentos e vantagens, a ABIQUIM permitiu a articulação das indústrias químicas, de plásticos e farmacêuticas, a favor do regime de ditadura desde sua fase inicial. Organizaram e financiaram várias elementos de repressão, como o centro de investigação OBAN (operação bandeirantes), em 1969, propiciando anos depois a criação do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informação do Centro de Operações de Defesa Interna).

Potencializou os desequilíbrios econômicos, aumentando a dependência tecnológica e financeira estrangeira e fortalecendo a concentração de renda, gerando um Estado técnico, dependente e altamente repressivo.

Sua herança pode ser sentida até hoje, na corrupção generalizada, na desvalorização do salário-mínimo, no fim da estabilidade no emprego, na perda da força sindical nas negociações coletivas, envolvendo todos os setores da economia, incluindo a indústria plástica e de cosméticos, dentro do segmento químico.

Perguntas interessantes