Pesquisa sobre a civilização inca e asteca
Soluções para a tarefa
Civilização Maia
O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático. O império maia era considerado um representante dos deuses na Terra.
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
A maioria da população era forma por lavradores, pois a produção agrícola era base da economia, eles cultivava principalmente milho, batata-doce, abacate, quinoa, amendoim e batata. Os camponeses eram obrigados a trabalhar nas obras públicas e nas terra do Inca e prestar serviço militar. As aldeias eram chamadas de ayllu, constituiam a comunidade básica da sociedade. Nessas viviam os camponeses e suas familias. Além de lotes individuais, havia terras de uso coletivo, nas quais os camponeses criavam a alpaca, mamifero do qual obtinham lã para a fabricação de tecidos, e a Ilhama utilizada principalmente como meio de transporte de carga e também eram aproveitados como alimento.
Na engenheira, o abastecimento das diversas regioes do Império era feito por meio de sistema de estradas que ligava o território inca de norte ao sul e de leste a oeste. Ao longo dessas estradas haviam postos de correio separados uns dos outros por alguns quilometros. Em cada posto havia um mensageiro, conhecido como chaski, Qaundo ele recebia uma mensagem, corria ao posto mais proximo e a retransmitia ao chaski de plantação, e assim sucessivamente. Além dessas estradas, os engenheiros incas ergueram cidades, templos e palácios. Eles desenvolveram uma técnica que permitia a superposição e o encaixe de grandes blocos sem a ultilização de nenhum tipo de argamassa. Os incas não desenvolveram uma escrita forma. Para questões de contabilidade, porém criaram os quipos, sistema no qual as informacoes eram registradas por meio de feixes de cordas de tamanhos e cores diferentes e com diversos nós, e também se destacaram pelos trabalhos com cerâmica. Politeístas, os incas mumificavam seus mortos e acreditavam que todas as divindades haviam sido criadas por um deus chamado Wiraqocha. No entanto, entre deuses panteão, o sol.