História, perguntado por mirelalelagarcpc9urb, 11 meses atrás

pesquisa: O vale do paraíba, o café e fim da monarquia.
OBS: o vale do paraíba e café tambem é relacionado ao periodo da monarquia
Preciso de um trabalho extenço...

Soluções para a tarefa

Respondido por geanelopez122
1

Nossa, que interessante!

Também estou com uma pesquisa bem parecida.Eu busquei informações históricas sobre o Vale do Paraíba e descobri que muitas dessas cidades tinham fazendas que os donos eram monarquistas e escravagistas, e quando a lei de proibição de tráfico de escravos foi aprovada pelo Eusébio de Queiros eles não ficaram nem um pouco contentes.Eles queriam que o rei pagasse o prejuízo por não poderem vender escravos.Mas infelizmente a escravidão não acabou com a proibição do tráfico.Descobri que essa lei foi imposta pela Inglaterra, que queria vender seus produtos ,pois lá já haviam muitas industrias.

Houveram também muitas revoltas pelo país todo , porém em alguns lugares foi bem serio, com guerra e mortes.Ninguém estava sabendo direito o que estava acontecendo, as pessoas comuns não opinaram, e na corte havia muitos conflitos de interesse.Os militares , a religião e os cafeicultores do vale do paraíba, deixaram de apoiar a monarquia.

Tem este texto que fala assim:

O período monárquico divide-se em três fases bem distintas. A primeira, chamada de 1° Reinado, vai da Independência, em 1822, à abdicação de dom Pedro 1°, em 1831. A segunda, conhecida como Regência, cobre os anos de 1831 a 1840. ... em 1889. Trata-se do período mais longo da Monarquia brasileira, bem como da fase em que o Império passou por profundas transformações que abalaram a própria ordem vigente.

A monarquia brasileira, desvinculada da monarquia portuguesa, foi criada junto com o país em 1822, em uma estratégia da elite agrária brasileira para manter a mesma condição política e estrutura social – sua privilegiada condição na sociedade – e econômica do período colonial: latifúndio, escravidão, agroexportação. Essa monarquia brasileira só passou a ser severamente questionada após a Guerra do Paraguai, em 1870, e após uma série de novidades surgidas no decorrer do século XIX no Brasil.

Na década de 1870, o Brasil foi marcado por profundas mudanças econômicas e sociais: modernização dos costumes, industrialização, acentuado processo de urbanização, introdução de novas culturais e do trabalho assalariado com a entrada dos imigrantes, expansão das vias férreas, novos meios de transporte, como o bonde, e novos meios de comunicação, como o telégrafo. Enquanto isso, o regime político permanecia o mesmo, avesso a mudanças, congelado no tempo, centrado na figura do rei e controlado pela velha oligarquia do nordeste e do Vale do Paraíba.

O Estado imperial não acompanhou as mudanças que vinham ocorrendo no Brasil e a participação política da população era mínima, quase insignificante: nas eleições para o parlamento, de 1886, somente 0,8% dos brasileiros votaram.

Bom por enquanto é isso.

Encontrei neste blog.

http://historiatextoseimagens.blogspot.com/2014/02/brasil-queda-da-monarquia.html

Perguntas interessantes