Pesquisa : O que aconteceu na música popular brasileira de 1920 a 1945? 1. Considerando o período de 1920 a 1945, levantem dados sobre : ⦁ “Década de Ouro” ⦁ Carnavais; baião · ⦁ Noel Rosa, Lamartine Babo, Carmem Miranda, Luiz Gonzaga 2. Busquem imagens e músicas relacionadas aos temas; 3. Elaborem um texto sintetizando os principais fatos da história da música popular brasileira, envolvendo as palavras chave da pesquisa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)O período conhecido como a ”época de ouro” da música popular, entre 1930 e 1945, resultou da renovação musical trazida pela criação do samba, da marchinha e de outros gêneros urbanos, do forte crescimento da música caipira, da influência da música nordestina e do apareci no momento de um grande número de talentosos artistas ...
2)O trabalho com a música popular brasileira permitirá à turma reconhecer que a produção cultural tem relação com o contexto histórico de um grupo. Para isso, a turma fará pesquisas com diferentes focos dentro do tema Música Popular Brasileira. A busca de informações, as discussões e a socialização das pesquisas serão momentos importantes para a reflexão sobre o contexto socio-cultural em que estamos inseridos.
3)RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo defender e afirmar a necessidade da utilização da musica como documento histórico em sala de aula abordando o Tema MPB no período da ditadura militar no Brasil de 1968 a 1975, demonstrando a importância do uso das inovações metodológicas em loco à ditadura militar no Brasil visando à relevância deste período histórico como história crítico-reflexiva nos meandros educacionais além de compreender alguns aspectos da história do Brasil sob a ótica da música e todo o cenário musical de desenvolvimento da música e sua influência na vida política, social e cultural do país abordando ainda fatos históricos que contribuíram para a evolução e firmação da MPB como parte da cultura brasileira. Sobretudo, esta pesquisa possui sua importância na construção da identidade do aluno como agente histórico crítico-reflexivo. Assim, o professor de história, rompendo com as barreiras que dificultam o uso da música como documento, podendo usá-la ao seu e a favor do aluno como um instrumento a mais na construção do conhecimento histórico do aluno e da sua identidade. Portanto, a luz da pós-modernidade, a utilização da MPB como documento histórico vai ao encontro dos anseios do ensino de História atual.
Explicação:
espero que seja isso e te ajudado (◍•ᴗ•◍)