Artes, perguntado por guilherme991611, 1 ano atrás

pesquisa no mínimo 30 linhas sobre a "historia da musica popular brasileira"​

Soluções para a tarefa

Respondido por kauegabriel2003
15

A música sempre esteve presente na rotina das populações nativas do Brasil em rituais e festas religiosas, antes do descobrimento. O canto era entoado para embalar o bate-pau, danças ritmadas com o uso do bambu.

A chegada do colonizador português representou incremento na sonoridade, com instrumentos como violão, viola, cavaquinho, tambor e pandeiro. Até os dias atuais, esses são elementos que remetem à identidade musical local, principalmente no samba.

Somente no século XVII, instrumentos de harmonia mais sofisticada, como o piano, foram incorporados ao arsenal musical local. Ainda assim, ficavam restritos às famílias nobres ou abastadas.

O colonizador português utilizou a música como instrumento de catequese. Os padres jesuítas musicaram peças teatrais e autos como forma de facilitar a compreensão do evangelho. Padre José de Anchieta é reconhecido como compositor de muitas dessas peças e autos.

A tradição das danças, do ritmo e do som africanos foram decisivos para as atuais manifestações da música nacional. O batuque, extraído de instrumentos como atabaques, cuíca, reco-reco, pandeiro e tambor, formam a base do que seria, mais tarde, o samba.

Respondido por gleyceLV
5

Explicação:

A história da Música Popular Brasileira pode ser contada a partir do período colonial com a mistura de vários estilos musicais entre os séculos XVI e XVIII: cantigas populares, músicas religiosas, fanfarras militares, sons de origem africana, músicas eruditas europeias e os cantos e sons tribais dos indígenas.

[...] além de melodia, harmonia e ritmo, a música popular brasileira tem poesia, conta histórias e se confunde com a história do próprio país, que por seu intermédio torna-se acessível às grandes massas da população. (CARVALHO, 2008, p. 28).

O lundu, de origem africana, com caráter sensual e batida rítmica dançante, e a modinha, de origem portuguesa, que falava de amor e exalava melancolia, que tinha uma batida calma e erudita, eram os ritmos musicais de destaque dos séculos XVIII e XIX.

O choro ou chorinho nasceu da mistura do lundu, da modinha e da dança de salão europeia na segunda metade do século XIX.

No início do século XX, começam a se misturar, nos morros e cortiços brasileiros, os batuques e rodas de capoeira com os pagodes e as batidas em homenagem aos orixás dando origem ao samba. Em 1917, Ernesto dos Santos, o Donga, compõe o primeiro samba de que se tem notícia: Pelo Telefone. Nesse mesmo ano, Pixinguinha, importante cantor e compositor da MPB do início do século XIX, grava seu primeiro disco.

Segundo Silva (1993), tanto a palavra samba quanto o gênero musical por ela referenciado na locução escola de samba possuem uma longa história e existem divergências com relação à sua origem: uns dizem que é oriunda do tupi, outros acreditam em uma formação onomatopaica; há os que preferem etimologias indígenas não tupis, porém a maioria admite ser de origem africana.

Perguntas interessantes