pesquisa feita na Unesp, em Botucatu, dividiu ratas grávidas em dois grupos. o primeiro grupo recebeu dieta com 17% de proteínas e o segundo recebeu dieta com apenas 6% de proteínas. No segundo grupo, os filhotes desmamados (com 3 semanas) apresentavam grande atividade de sacarose. Além disso, ambos apresentavam grande atividades do transportador de glicose pela membrana das células intestinais, conhecido como SGLT1.
Segundo os resultados da pesquisa, uma alimentação pobre em proteínas tem como consequência
a) maior obesidade porque resulta em maior absorção de glicídios .
b) menor ação de genes porque leva a falta de aminoácidos para a produção de proteínas.
c) dificuldade da reprodução celular, devido a dificuldade de duplicação de DNA.
d) problemas no desenvolvimento, uma vez que a transcrição e a tradução de genes estará prejudicada.
e) tendência a grande atividade metabólica com grande perda de energia.
Soluções para a tarefa
a) maior obesidade porque resulta em maior absorção de glicídios .
No enunciado diz que apresentavam grande atividades do transportador de glicose pela membrana das células intestinais, conhecido como SGLT1. O intestino é responsável, através do transportador de glicose, por absorver esses glicídios, que vão acabar se transformando em gordura e se acumulando no tecido adiposo, causando obesidade.
Uma das consequências para as pessoas que tivessem uma alimentação mais pobre em proteínas seria em relação à reprodução celular, visto que uma das funções das proteínas, é participar deste processo (Alternativa C).
Funções Proteicas no Organismo
Proteínas representam macromoléculas fundamentais para a manutenção da homeostase no organismo. Dentre suas funções, existem as funções estruturais, referentes à manutenção das atividades celulares.
Uma destas funções ocorre na divisão celular, já que proteínas precisam formar o fuso acromático, permitindo sua separação, o que não estaria presente nestes indivíduos.
Mais sobre funções proteicas: brainly.com.br/tarefa/2317241