Pesquisa do Martins Pena e o contexto histórico-social em que a obra está inserida: como eram os costumes, o qur estava acontecendo na sociedade da época, a importancia e influência de tais acontecimentos na produção literária.
Soluções para a tarefa
O autor Martins Pena, trabalhava em suas obras com um tom de comédia sobre fatos reais que aconteciam na sociedade que vivia nos anos de 1838.
A influência dos fatos era importante na obra do autor, pois ele tratava assuntos que na época eram vistos como importantes e sérios, com um tom de brincadeira e ironia.
Por exemplo, o autor comentava com tom de brincadeira através de seus personagens em suas obras, o costume que as mulheres da época tinham de se importar em casar ou construir uma família.
Suas obras retratavam de um outro ângulo, as posturas da época e apresentavam uma visão futurista e diferente para a época em que foram escritas, sendo um marco literário no quesito inovação e descrição dos fatos.
O contexto se compreende na sociedade do Segundo Reinado, que foi marcado por um grande crescimento urbano do Rio de Janeiro que, como capital do império e sede da monarquia, buscou romper com seu passado colonial, dando à cidade um ar mais moderno e civilizado. Martins Pena analisava tudo que a comunidade em questão tinha de mais genuíno, mas também o que tinha de mais ridículo, apresentando juízes corruptos, moças casadouras, malandros, além do cotidiano em questão.