História, perguntado por duda124156, 8 meses atrás

Pesquisa: Decadência do Império Romano!​

Soluções para a tarefa

Respondido por alanderdz
0

Resposta:

Titulo: A queda do Titan lendário. (apenas uma sugestão)

O império romano surgiu como uma lenda, não se sabe até hoje a origem exata de Roma, onde a história real se mistura com a fantasia. Cresceu com lendas, expandiu territórios e viveu como um mito, até cair. Tudo que fez de Roma um império glorioso, temido, invejado, fez também nascer em outros povos a vontade de conquistá-la, de dominá-la.

Os próprios imperadores, o exército romano, conspiravam uns contra os outros pelo poder de Roma. Tantas conspirações enfraqueceram o império. O exército ganhou a confiança dos imperadores. Aos poucos, o mesmo exército, de início formado pelas aristocracias romanas, passou a ser constituído por pessoas sem nenhum tipo de cultura e no final do império foi constituído pelos bárbaros. Roma tornou-se bárbara e a decadência cresceu. O império foi dividido.

A parte oriental sobreviveu a essa fase de transição por toda a Idade Média. Já o Império Romano do Ocidente, que nasceu de uma maneira tão utópica, terminou de forma decadente.

O cristianismo também desestabilizou o império, transformando o que fazia parte da vida dos romanos em pecados; hábitos, costume, atos do dia-a-dia em coisas erradas.

A vaidade, a ambição e a ira, que guiavam os generais e imperadores na conquista de outros povos e terras, passaram a ser incorretos. Os pecados capitais, por exemplo, foram inspirados em tudo o que os romanos gostavam e achavam natural fazer. De repente, o que era fato cotidiano virou pecado.

Outro fato é que a população não fornecia homens suficientes para defender o império e as tropas encheram-se de bárbaros mercenários. Assim começou a invasão bárbara, inicialmente branda, mas que depois contribuiu para derrubar Roma. O exército gastava muito, o funcionalismo público era exagerado, o que aumentava as despesas do império, levando-o quase à falência.  

Com os preços subindo, os impostos aumentando e o comércio em declínio, a população trocou as cidades pelo campo. O império perdeu força e a invasão dos grupos bárbaros ficou mais fácil. Podemos concluir que a decadência do império começou com sua divisão em Império Ocidental e Oriental.

Explicação:

Confia no pai aqui.

Perguntas interessantes