pesquisa- a questão racial no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existe um passado que o Brasil faz questão de esquecer, que não aparece nos livros e não é contado nas escolas. Por muito tempo o disfarce da ‘democracia racial’ escondeu a realidade dos morros, das disparidades no acesso à educação, ao trabalho e a tantos outros campos do dia-a-dia do país. O Brasil começa a mostrar a sua cara com a gradual desconstrução da fantasia do paraíso racial.
Existe uma enorme dificuldade em se admitir que o Brasil ainda mantêm fortes traços de uma sociedade racista; pois, afinal, o racismo é um mal cruel e inaceitável e ninguém quer ser identificado com tão perverso atributo. Entretanto, as mais diversas estatísticas demonstram claramente a falácia da idéia oficial de “democracia racial” no Brasil. Tais dados mostram uma realidade perversa, a de “um país, duas nações”, onde negros, aqui chamados pretos e pardos, além de literalmente mais de uma centena de outras variações de cor, aparecem em situação de exclusão social: os negros compõem as altas taxas de analfabetismo, dos que vivem em miséria, da grande massa dos que recebem o salário mínimo e que agora engordam as estatísticas dos desempregados. Apesar de tão desconcertante situação, poucos são ainda os que se aventuram a tratar abertamente a questão.
O racismo é algo presente na sociedade brasileira, o pensamento que outras etnias que não a branca são inferiores ou mais perigosas ainda está presente no imaginário de certa parcela da população brasileira.
Esse pensamento revela uma sociedade que não admite e discute as questões raciais, embora reproduza comportamentos preconceituosos.
O Racismo no Brasil
No Brasil o racismo é um problema social que convivemos desde a nossa origem, durante muito tempo as minorias (negros e indígenas) não tiveram espaço em nossa sociedade, o que levou nos dias atuais não termos muitos negros e indígenas em posições de destaque e decisão o que acabou criando no imaginário popular a ideia de que o branco e algo superior, algo que e totalmente incorreto, pois não existe nenhuma evidência científica da “superioridade branca”.
Leia mais sobre racismo em: brainly.com.br/tarefa/27158353
#SPJ2