Pesquisa a atuação dos dois principais grupos sociais e etnicos nas lutas de indenpendência da América Espanhola : os chapetones (tambêm chamados de peninsulares ) e os criollos. Explique quem são e quais suas características.
Soluções para a tarefa
Resposta:Para sabermos um pouco mais sobre a emancipação política na América Espanhola, é preciso recordar como foi a sua colonização.
É preciso compreender como a sociedade se comportava e lembrar mercantilismo, colônias de exploração, etc., para podermos dizer que mesmo se tornando independentes, a estrutura dessas sociedades não se modificou.Colonização
A Espanha era uma metrópole mercantilista. Isto quer dizer que as colônias só serviam para serem exploradas. A colonização só teria sentido se as colônias pudessem fornecer produtos lucrativos. Desta forma, a maioria das colônias espanholas (e também portuguesas) foram colônias de exploração, que dependiam das regras impostas pela metrópole.
O fator mais importante pela colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. Foi esta atividade, a mineração, a responsável pelo crescimento de outras, como a agricultura e a criação de gado, necessários para o consumo de quem trabalhava nas minas.
Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura passaram a ser as atividades básicas da América espanhola
Explicação:espero ter ajudado boa noite