PESCA DE GURIJUBA
Todo bom paraense sabe que a gurijuba é um excelente peixe que pode ser preparado das mais diferentes maneiras, todas deliciosas, e que é praticamente um símbolo da cidade de Vigia.
O pescador vigiense sempre tem uma história para contar relativa à pesca da gurijuba. Aqui vai uma delas.
". Meu compadre Tonico convidou-me para pescar sem sua companhia. Fiquei meio indeciso, pois nunca tinha
participado de pescarias em minha vida, a não ser de pescarias de arraial de santo, daquelas que se paga alguma coisa para "pescar"(...).
Tonico sentiu que eu ia responder pela negativa e se antecipou. - Olhe, meu cumpádi, só vai nós dois. Num
carece de ir mais gente, mesmo...
Mais encorajado e vendo que não havia ninguém por perto, confessei minha ignorância em matéria de pescarias(...)
Num se preocupe, meu cumpádi. Só quero sua companhia (...) Tonico venceu minha resistência e resolvi
acompanhá-lo na pescaria. (...) -Compadre Tonico, você não trouxe linha, nem anzol, nem rede e, pelo que estou vendo, não vai "despescar" nenhum "curral". Afinal, você vai pescar mesmo ou viemos apenas fazer um passeio de montaria, tomando umas canas?
Tonico olhou-me de maneira grave, como se eu tivesse dito alguma heresia. Respondeu apenas com a pergunta: - E quem disse que só se pesca com curral, linha e anzol ou rede?(...)
Ante minha estupefação, meu compadre procurou acalmar-me Num se avexi, hômi, num se avexi! O
material da pesca taqui mesmo. E apontou para o
porrete e o pedaço de tabaco em cordaato do Ai mesmo que não entendi mais nada. Para 8 årçar, peguei a garrafa de cana, dei um gole e mi um pedaço de caju, que, diga-se de passagem, estava paid'égua. (...). Com a montaria apenas ao sabor das águas, que estavam quase paradas, meu compadre fez seus preparativos. Pegou o porrete e colocou ao seu lado. Em seguida, cortou um naco de tabaco e começou a mascar. Depois de alguns minutos, cuspiu dentro d'água. Repetiu a operação novamente (...). Ele pegou novamente o tabaco em corda, só que dessa vez cortou vários pedaços e jogou n'água. As gurijubas disputaram avidamente cada pedaço de tabaco lançado e as que conseguiam mergulhavam ficam mascando o tabaco. Depois de e mascarem bastante, elas vinham à tona pra cuspir. E era quando Tonico fazia uso do porrete: cada uma que colocava a cabeça para fora levava uma porretada, sendo recolhida para o barco... Pescamos mais de vinte gurijubas, que deu pro
nosso consumo e ainda para vender na
vizinhança...
Mas, confesso com toda sinceridade, nunca tinha ouvido falar de uma pesca assim, na base do tabaco e do porrete.."
1°) Depois da leitura do conto paraense "pesca de Gurijuba" pense,imagine uma situação final(desfecho) diferente para o texto lido. Escreva suas ideias no espaço.
me ajudem por favor Serei muito grato
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Preciso dessa ajuda também
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás