Perto da vila apertou-se-me o coração, e quis recuar; mas dominei-me e fui. Receberam-me com parabéns. O vigário disse-me as disposições do testamento, os legados pios, e de caminho ia louvando a mansidão cristã e o zelo com que eu servira ao coronel, que, apesar de áspero e duro, soube ser grato.
– Sem dúvida, dizia eu olhando para outra parte. Estava atordoado. Toda a gente me elogiava a dedicação e a paciência. As primeiras necessidades do inventário detiveram-me algum tempo na vila. Constituí advogado; as coisas correram placidamente. Durante esse tempo, falava muita vez do coronel. Vinham contar-me coisas dele, mas sem a moderação do padre; eu defendia-o, apontava algumas virtudes,
era austero...
– Qual austero! Já morreu, acabou; mas era o
diabo.
E referiam-me casos duros, ações perversas,
algumas extraordinárias. Quer que lhe diga? Eu, a princípio, ia ouvindo cheio de curiosidade; depois, entrou-me no coração um singular prazer, que eu, sinceramente buscava expelir. E defendia o coronel, explicava-o, atribuía alguma coisa às rivalidades locais; confessava, sim, que era um pouco violento... Um pouco? Era uma cobra assanhada, interrompia-me o barbeiro; e todos, o coletor, o boticário, o escrivão, todos diziam a mesma coisa; e vinham outras anedotas, vinha toda a vida do defunto. Os velhos lembravam-se das crueldades dele, em menino. E o prazer íntimo, calado, insidioso, crescia dentro de mim, espécie de tênia moral, que por mais que a arrancasse aos pedaços, recompunha-se logo e ia ficando.
Disponível em:
ITEM 07
No trecho “[...] e de caminho ia louvando a mansidão cristã [...]”, o termo destacado tem o sentido de
(A) etnia.
(B) crença. (C) raça.
(D) religião. (E) ideologia.
ITEM 08
“Vinham contar-me coisas dele, mas sem a moderação do padre; eu defendia-o, apontava algumas virtudes.”
No trecho, a palavra destacada indica que o enfermeiro
A) (B) (C) (D) (E)
defendia o coronel atribuindo-lhe qualidades. desprezava o coronel atribuindo-lhe defeitos. desrespeitava o coronel no uso de palavras. ridicularizava o coronel por suas atitudes.
condenava o coronel por suas atitudes.
Ainda sobre o coronel, é possível atribuir-lhe fortes marcas de sua personalidade, que se apresentava como uma pessoa
(A) mansa e cristã.
(B) áspera e dura.
(C) dedicada e paciente.
(D) austera e violenta.
(E) cruel e calada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Respondido por
20
7 – O termo destacado tem sentido de religião. Letra D.
O trecho “[...] e de caminho ia louvando a mansidão cristã [...]” apresenta aspectos de religiosidade. Pois as ações de louvores estão relacionadas com práticas religiosas.
8 – Como uma pessoa áspera e dura. Letra B.
No texto do enunciado da questão é possível perceber que o enfermeiro era um defensor do coronel, que sempre destacava as qualidades do mesmo. Mesmo que o coronel fosse uma pessoa com difícil personalidade bem áspera e dura, que deixava as outras pessoas desconfortáveis.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Direito,
11 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás