História, perguntado por muriloformigari17, 1 ano atrás

Personagem frequente dos carros alegóricos, d. Pedro surgia, nos anos 1880, ora como Pedro Banana ou como Pedro Caju, em uma alusão à sua falta de participação nos últimos anos do Império. Mas é só com a queda da monarquia que se passa a eleger um rei do Carnaval. Com efeito, o rei Momo é uma invenção recente, datada de 1933. No século XIX ele não era rei, mas um deus grego: debochado, brincalhão e amante da gozação.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador: dom Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 281 (adaptado).

Na Grécia Antiga, o deus que correspondia às características apontadas no texto era Dioniso, em homenagem a quem eram

A
sacrificadas as bacantes, virgens que simbolizavam a fertilidade e tinham a função de servir a Dioniso na eternidade para que este garantisse fartura, prosperidade e alegria aos homens.

B
realizadas celebrações chamadas de política do pão e vinho, em que diversão e farta comida eram propiciadas aos camponeses a fim de inibir possíveis revoltas.

C
dedicadas anualmente as Olimpíadas, uma vez que se considerava que não havia prazer maior do que a superação, pelo homem, de seus limites terrenos.

D
atribuídas vitórias obtidas nas Guerras Médicas por Atenas ou Esparta, cidades-Estado que competiam pelo comércio de vinho e azeite com o Oriente.

E
promovidas festividades regadas a vinho, comida e apresentações artísticas, que se difundiram primeiro no meio rural e depois no meio urbano, com grande prestígio popular.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa E.

Nos festivais promovidos em honra a Dionísio (que, entre os romanos, era conhecido como Baco) havia banquetes e abundância de vinho, sendo um período marcado pelo rompimento temporário das regras e costumes sociais.

Estes festivais aconteciam nos diferentes lugares que tinham Dionísio como o seu principal guardião, de modo que havia festas deste tipo tanto nas cidades quanto no campo, sendo estas festas uma parte fundamental da cultura grega no período clássico.

Perguntas interessantes