Português, perguntado por iasmimmorango, 1 ano atrás

Perseu e Medusa. Perseu era o filho de Júpiter e de Dânae. Seu avô, Acrísio, assustado com a predição de um oráculo , no sentido de que o filho de sua filha seria o instrumento de sua morte,determinou que a mãe e o filho fossem encerrados numa arca, e esta colocada no mar, A arca flutuou até Sérifos, onde foi encontrada por um pescador , que levou a mãe e o filho a Polidectes , o rei do país , que os tratou com bondade. Quando Perseu tornou-se homem , Polidectes mandou-o combater Medusa, monstro terrível que devastava o país. Medusa fora outrora uma linda donzela que se orgulhava principalmente de seus cabelos, mas se atreveu a competir em beleza com Minerva, e a deusa privou-a de seus encantos e transformou as lindas madeixas em hórridas serpentes . Medusa tornou-se um monstro cruel,de aspecto tão horrível que nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra. Em torno da caverna onde ela vivia, viam-se as figuras petrificadas de homens e de animais que tinham ousado contemplá-la. Perseu, com apoio de Minerva, que lhe enviou seu escudo, e de Mercúrio, que lhe mandou suas sandálias aladas, aproximou-se de Medusa enquanto ela dormia e, tomando o cuidado de não olhar diretamente para o monstro, e sim guiado pela imagem refletida no brilhante escudo que trazia, cortou-lhe a cabeça e ofereceu-a a Minerva, que passou a trazê-la presa no meio da égide.Depois de matar Medusa, Perseu, carregando a cabeça da Górgona , voou sobre a terra e sobre o mar. Ao anoitecer, atingiu o limite ocidental da Terra, onde o sol se põe. Sentir-se-ia feliz de ali descansar até o amanhecer. Era o reino de Atlas,cuja estatura ultrapassava a de todos os outros homens. Possuía ele grande riqueza em rebanhos e não tinha vizinho ou rival que lhe disputasse os bens. Seu maior orgulho, porém , eram os seus jardins , onde frutos de ouro pendiam de galhos também de ouro, ocultos por folhas de ouro. Vim como hóspede _ disse-lhe Perseu. _ Se honras uma origem ilustre, sabes que tenho Júpiter por pai. Se preferes feitos valorosos, sabes que venci a Górgona. Procuro repouso e alimento. Atlas, porém, lembrou-se de que uma velha profecia o advertira de que um filho de Jove lhe roubaria, um dia , as maças de ouro. _ Sai! _ retrucou , portanto. _ Não serás protegido por tuas falsas pretensões de origem ilustre ou feitos gloriosos. Ao mesmo tempo , tratou de expulsá-lo . Perseu, percebendo que o gigante era muito forte para ele, retrucou:_ Uma vez que prezas tão pouco minha amizade,digna-te de receber um presente.E virando o rosto para o lado, levantou a cabeça da Górgona. O corpo enorme de Atlas transformou-se em pedra. Sua barba e cabelos tornaram-se florestas, os braços e os ombros , rochedos , a cabeça , um cume , e os ossos, as rochas. Cada parte aumentou de volume até se tornar uma montanha, e (assim quiseram os deuses) o céu, com todas as suas estrelas, se apoia em seus ombros.
-
Depois de ler, você já pode responder as três perguntas feitas antes da leitura:
a) Quem era o bebê lançado ao mar?
b) Por que nasceram serpentes no lugar dos cabelos de Medusa?
c) Como é possível um homem carregar o céu nos ombros?
-
2º) Releia: "Medusa tornou-se um monstro cruel, de aspecto tão horrível que nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra."
a) Qual foi a estratégia de Perseu para não ser transformado em pedra?
b) Para derrotar a Medusa, o herói contou com a ajuda dos deuses: recebeu escudo e sandálias aladas. Em sua qual das ajudas foi a melhor? Justifique.
-
3º) Copie no caderno as alternativas que completam adequadamente a frase seguinte: Perseu teve de enfrentar Medusa porque:
a) precisava defender o povo da ilha
b) queria vingar-se dela por motivos pessoais
c) tentava defender a deusa Minerva
d) atendia ao pedido do rei que o ajudou
-
4º) Ao chegar ao reino de Atlas, Perseu queria repouso e alimento. Escreva no caderno as informações relativas a cada item abaixo que mostram o que aconteceu.
a) Reação de Atlas . b) Motivo da reação. c) Reação de Perseu.
-
5º) Copie as afirmações corretas sobre o presente oferecido por Perseu a Atlas.
a) A narrativa não informa qual foi o presente dado
b) Usar a palavra presente foi um modo de enganar Atlas
c)A cabeça da Górgona foi apresentada para transformar Atlas
d) Medusa foi dada de presente a Atlas
-
6º)
Nas narrativas míticas , as ações do herói servem de exemplo. Qual a atitude condenável de Atlas que provocou a ação do herói?
ME AJUDEM PF E PARA AMANHA

Soluções para a tarefa

Respondido por baabixx
819
1. a) O bebê era Perseu.
b) Medusa era muito bonita, mas resolveu competir com Minerva, que transformou seus cabelos em serpentes e tornou sua aparência horrível.

c) Isso é mitologia, são as crenças e cultura de um povo. Nela, tudo pode acontecer.

2. a) Perseu foi inteligente, pois observou o reflexo da Medusa por seu escudo, não tendo de encará-la e ser transformado em pedra.

b) Acredito que o escudo foi mais importante, pois sem ele, Perseu seria petrificado. Porém, sem as sandálias aladas de Mercúrio, ele não conseguiria nem ir até onde a Górgona vivia.

3. "Precisava defender o povo da ilha"
    "Atendia ao pedido do rei que o ajudou"

4. a) Expulsou Perseu.
b) Lembrou-se de uma velha profecia que dizia que um filho de Júpiter lhe roubaria suas maçãs de ouro.

c) Perseu, ao perceber o desprezo de Atlas, mostrou-lhe a cabeça da Medusa, petrificando-o.

5. "Usar a palavra presente foi um modo de enganar Atlas".
    "A cabeça da Górgona foi apresentada para transformar Atlas".

6. A ação de expulsar Perseu logo de cara, sem nem conhecê-lo, somente baseando-se em uma profecia, foi condenável.

iasmimmorango: obrigado me ajudo muito ]
iasmimmorango: pegou de um livro?
baabixx: na verdade na minha escola agnt usa o msmo livra, dai tinha feito esse dever umas 2 semanas atras
iasmimmorango: mais foi com a resposta da professora ?
baabixx: noop, eu q fiz essa. Não precisei corrigir com o quel ela escreveu pq ela olhou meu dever e disse que estava tudo certo
iasmimmorango: ata obrigado
Respondido por marigiorgiani
12

Questões relativas ao texto Perseu e Medusa.

Questão 1 - a)

O bebê lançado ao mar era Perseu.

Seu avô, Acrísio, assustado com a predição de um oráculo, no sentido de que o filho de sua filha seria o instrumento de sua morte, determinou que a mãe e o filho fossem encerrados numa arca, e esta colocada no mar. A arca flutuou até Serifo, onde foi encontrada por um pescador, que levou a mãe e o filho a Polidectes, o rei do país, que os tratou com bondade. [...]

Questão 1 - b)

Medusa era muito bonita, mas resolveu competir com Minerva, que transformou seus cabelos em serpentes para tornar sua aparência horrível e eliminar essa competição. Assim, qualquer pessoa que olhasse diretamente para Medusa seria transformada, imediatamente, em pedra.

Medusa fora outrora uma linda donzela, que se orgulhava principalmente de seus cabelos, mas se atreveu a competir em beleza com Minerva, e a deusa privou-a de seus encantos e transformou as lindas madeixas em hórridas serpentes. Medusa tornou-se um monstro cruel, de aspecto tão horrível, que nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra. Em torno da cavem; onde ela vivia, viam-se as figuras petrificadas de homens e de animais que tinham ousado contemplá-la. [...]

Questão 1 - c)

Isso é mitologia, são as crenças e cultura de um povo, são histórias criadas para explicar acontecimentos grandiosos e sem explicação na época. Nela, tudo pode acontecer.

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração. Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

Questão 2 - a)

A estratégia de Perseu para não ser transformado em pedra por observar o reflexo de Medusa pelo seu escudo. Como não a encarou diretamente, não foi transformado em pedra.

Perseu, com Apolo de Minerva, que lhe enviou seu escudo, e de Mercúrio, que lhe mandou suas sandálias aladas, aproximou-se de Medusa enquanto ela dormia e, tomando o cuidado de não olhar diretamente para o monstro, e sim guiado pela imagem refletida no brilhante escudo que trazia, cortou-lhe a cabeça e ofereceu a Minerva, que passou a trazê-la presa no meio da Égide. [...]

Questão 2 - b)

Ambos foram igualmente importantes para que conseguisse derrotar Medusa.

Porém, grande parte dessa história gira ao redor da maldição de Medusa, portanto dá a entender que o escudo foi o mais importante, pois sem ele Perseu seria petrificado como tantos outros homens que até ali chegaram.

"[...] nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra"

Questão 3

Perseu teve de enfrentar Medusa porque:

  • "Precisava defender o povo da ilha"
  • "Atendia ao pedido do rei que o ajudou"

"Quando Perseu tornou-se homem, Polidectes mandou-o combater Medusa, monstro terrível que devastava o país."

Questão 4 - a)

A reação de Atlas foi expulsar Perseu.

"— Vim como hóspede — disse-lhe Perseu. — Se honrais uma origem ilustre, sabe que tenho Júpiter por pai. Se preferes feitos valorosos, sabe que venci a górgona. Procuro repouso e alimento.

Atlas, porém, lembrou-se de que uma velha profecia o advertira de que um filho de Jove lhe roubaria, um dia, as maçãs de ouro.

— Sai! — retrucou, portanto. — Não serás protegido por tuas falsas pretensões de origem ilustre ou feitos gloriosos.

Ao mesmo tempo, tratou de expulsá-lo."

Questão 4 - b)

O motivo da reação é que ele se lembrou de uma velha profecia que dizia que um filho de Júpiter lhe roubaria suas maçãs de ouro.

"Atlas, porém, lembrou-se de que uma velha profecia o advertira de que um filho de Jove lhe roubaria, um dia, as maçãs de ouro. "

Questão 4 - c)

Perseu, ao perceber o desprezo de Atlas, mostrou-lhe a cabeça da Medusa, petrificando-o.

"— Uma vez que prezas tão pouco minha amizade, digna-te de receber um

presente.

E, virando o rosto para o lado, levantou a cabeça da górgona."

Questão 5

Com relação ao presente oferecido por Perseu a Atlas estão corretas:

  • "Usar a palavra presente foi um modo de enganar Atlas".  (Uma vez que prezas tão pouco minha amizade, digna-te de receber um

presente. )

  • "A cabeça da Górgona foi apresentada para transformar Atlas".  (E, virando o rosto para o lado, levantou a cabeça da górgona.)

Questão 6

A ação de expulsar Perseu logo de cara, sem nem conhecê-lo, somente baseando-se em uma profecia, foi condenável.

"Seu avô, Acrísio, assustado com a predição de um oráculo, no sentido de que o filho de sua filha seria o instrumento de sua morte, determinou que a mãe e o filho fossem encerrados numa arca, e esta colocada no mar."

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/11413941

Anexos:
Perguntas interessantes