Perito, com orgulho Ben Hur, um senhor de aspecto venerando, prepara-se para comemorar os seus 86 anos de vida. Homem grande e de olhar calmo, perito aposentado da Polícia Federal, é um perito à moda antiga: entrou para a Polícia Federal em 1955, após um curso ministrado pelo PCF Villanova (hoje, uma referência para os profissionais da área). Foram 71 anos dedicados ao serviço público, pois antes trabalhou como guarda civil patrulhando o trânsito em uma motocicleta. Uma de suas memórias mais queridas foi ter participado da inauguração de um dos maiores estádios de futebol do mundo - o Maracanã -, em 1950. - A Polícia Federal foi minha casa, minha vida, orgulha-se o perito aposentado. Ele diz ainda que gostava muito do trabalho que realizava: “Fazia com muito amor e respeito”. Das 1.260 perícias realizadas, nenhum laudo cancelado. “Apenas um foi contestado, mas fui ao juiz e expliquei tudo. Deu tudo certo”, afirmou. Ben Hur lembra que as técnicas periciais eram outras. “A perícia no meu tempo era feita à mão. Também não tínhamos máquina fotográfica para auxiliar no trabalho”, disse ele. Entre uma lembrança e outra, não esquece de elogiar seus atuais colegas. “Os peritos sempre foram muito respeitados”. Depois de tantos anos servindo a sociedade, hoje o perito aposentado aproveita seu descanso curtindo os netos, sem nunca deixar de reverenciar a querida esposa, falecida no início da década de 90, a quem ele, até hoje, dedica muito amor e carinho. Idem, ibidem (com adaptações). Os fragmentos seguintes, na ordem em que são apresentados, correspondem a reescrituras sucessivas dos parágrafos do texto acima. Julgue-os quanto à correção gramatical e à manutenção das idéias originais. As técnicas periciais antigamente eram outras: a perícia era feita à mão, não existiam máquina fotográfica para auxiliar o trabalho; mesmo assim, os peritos sempre eram muito elogiados.
Soluções para a tarefa
O gabarito da questão "Perito, com orgulho Ben Hur..." é: alternativa Correto.
Trecho original
Trecho: Ben Hur, um senhor de aspecto venerando, prepara-se para comemorar os seus 86 anos de vida. Homem grande e de olhar calmo, perito aposentado da Polícia Federal, é um perito à moda antiga: entrou para a Polícia Federal em 1955, após um curso ministrado pelo PCF Villanova (hoje, uma referência para os profissionais da área).
O trecho fala de um senhor chamado Ben Hur, que é descrito como um homem de olhar calmo, de aspecto venerando (venerável aparência), perito aposentado da Polícia Federal que entrou para a Polícia à moda antiga (na maneira de antigamente). A maneira caracteriza-se por fazer um curso ministrado por uma referência na área da polícia: o PCF Villanova.
Essas informações foram mantidas na reescrita apresentada pela questão. Logo, ela está correta quanto à manutenção das idéias originais.
Reescrevendo o trecho
Trecho: Ben Hur, um senhor de olhar calmo e venerável aparência, perito aposentado, ingressou na Polícia Federal à maneira de antigamente: depois de um curso ministrado por um profissional mais experiente que hoje é considerado uma referência na área da perícia.
No trecho acima, a oração principal é "Ben Hur ingressou na Polícia Federal à maneira de antigamente". Na oração, o "a" da locução prepositiva feminina "à maneira de" está corretamente craseado, pois se usa crase nas locuções prepositivas femininas iniciadas por "a".
Nessa oração há dois apostos intercalados - "um senhor de olhar calmo e venerável aparência" e "perito aposentado" - que explicam algo sobre o substantivo "Ben Hur". Um aposto intercalado deve ser separado por vírgulas, travessões ou parênteses. Então, é correto o uso das vírgulas antes e depois das expressões "um senhor de olhar calmo e venerável aparência" e "perito aposentado".
O trecho "depois de um curso ministrado por um profissional mais experiente que hoje é considerado uma referência na área da perícia" explica a maneira como se ingressava na Polícia Federal no passado. Trata-se de um aposto colocado no final do período. Aposto no final do período pode ser introduzido por dois-pontos. Então, está correto o uso do sinal de dois-pontos depois de "antigamente".
Veja outro exercício com relação com a polícia federal em: https://brainly.com.br/tarefa/11328497
#SPJ1