Português, perguntado por milenasantos016, 1 ano atrás





Perigo

Árvore ameaça cair em praça do Jardim da Independência.
Um perigo eminente ameaça a segurança dos moradores da Rua Lúcia Tonom Martins, no Jardim Independência.Uma árvore, com cerca de 35 metros de altura, que fica na praça Conselheiro da Luz, ameaça cair a qualquer momento.Ela foi atingida no final de novembro do ano passado, por um raio e, desde este dia, apodreceu e morreu.
A árvore, de grande porte, é do tipo Cambuí e está muito próxima a rede de iluminação pública e das residências."O perigo são as crianças que brincam no local", diz Sérgio Marcatti, presidente da Associação do Bairro.

A. O que pretendia afirmar o presidente da associação?
B. O que afirma ele, literalmente?
C. Na placa a seguir, podemos encontrar o mesmo tipo de ambiguidade que havia na declaração de Sérgio Marcatti. O que tornaria divertida a leitura da placa?
Cuidado Escola!!!!!

Observação:Estou aprendendo sobre coerência externa e interna e ambiguidade!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
372
O presidente da associação quis dizer que a árvore coloca em risco a vida das crianças. O que ele disse, literalmente, foi que as crianças são perigosas. Quanto à placa, podemos fazer a leitura de que temos que nos precaver contra o perigo que a escola oferece.
Respondido por gustavotameirao
670

Resposta:

a) Que tem que se tomar um cuidado maior com as crianças que ali brincam, elas não percebem o perigo que estão passando, elas são inocentes.

B) Que as crianças representam um perigo maior do que propriamente a árvore.

C) Que ela pede para a escola tomar cuidado

Explicação: Já expliquei bagarai

Perguntas interessantes