*perguntas sobre o livro "O Cortiço"
1)trace um perfil físico e psicológico de três personagem do livro
2) apresente de forma sucinta o enredo da obra
3) relacione passagens da obra com a vida cotidiana no Brasil no século 19
4)comente a forma do narrador de narrador do autor destacando aspectos literários
*me ajuda aí galeraaa*
Soluções para a tarefa
1- João Romão – esperto, miserável, inescrupuloso, ganancioso, empreendedor, enganador e invejoso. É o dono do cortiço no qual se ambienta o livro. É “marido” de Bertoleza.
Bertoleza – trabalhadora, submissa, sonhava com a liberdade por meio de uma carta de alforria. É enganada por João Romão quando este falsifica sua carta de alforria. Representa o arquétipo da mulher ideal nos moldes da época, acrescido do fato de ser negra e escrava.
Firmo – gastador, vadio, galanteador, charlatão e presunçoso. Amigo de Rita Baiana.
2- O Cortiço é um romance naturalista escrito por Aluísio Azevedo em 1890. É uma obra focada numa habitação coletiva, o cortiço São Romão, retratando o cotidiano de seus moradores, suas lutas diárias pela sobrevivência. Centra-se também na ascensão social de João Romão, o proprietário, imigrante português disposto a tudo para enriquecer e subir na vida.
4- A obra é narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente, como propunha o movimento naturalista. O narrador tem poder total na estrutura do romance: entra no pensamento dos personagens, faz julgamentos e tenta comprovar, como se fosse um cientista, as influências do meio, da raça e do momento histórico.