Português, perguntado por namikazerasenga, 10 meses atrás

Perguntas sobre o Livro O Continente de Erico Verissimo

1- Percebe-se no texto a construção de grandes dualidades, uma delas bastante perceptível é o embate de duas forças. Qual delas simboliza o que é permanência (memória) e qual simboliza o que é passagem (destruição)?

2- Segundo a epígrafe que abre a obra, retirada de Eclesiastes, "Uma geração vai, e outra geração vem; porém a terra para sempre permanece", em que parágrafo do texto, ou em que parte fica evidente essa visão cíclica, predominante no romance?

3- O sentido de lutar, guerrear tem significados diferentes no contexto atual do que eram e significam no período em que se passa a construção do estado do Rio Grande do Sul. A partir disso, o que significa o duelo para as personagens - Rodrigo é um homem mal visto na cidade, pois bebe em excesso, é mulherengo e valentão. Apesar disso, ele respeita o código de honra dos duelistas. Que gesto de Rodrigo comprova isso?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
13

1. Sobre a dualidade que simboliza a permanência (memória) e a passagem (destruição) trata-se do vento e do tempo, respectivamente. O vento simboliza a permanência da memória, enquanto que o tempo simboliza a destruição.

2. A visão cíclica predominante no romance acontece durante os casamentos ocorridos nas famílias Terra e dos Cambará, que simbolizam a renovação das gerações.

3. Rodrigo respeita o código de honra de duelistas ao jamais atacar um oponente pelas costas e só iniciar o duelo quando seu inimigo está preparado. Mas vale lembrar que capitão Rodrigo Cambará fica gravemente ferido após o confronto.

Abraços!

Perguntas interessantes