Sociologia, perguntado por tokyumi, 3 meses atrás

Perguntas sobre exclusão escolar.


1. "Em 2019, havia quase 1,1 milhão crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória fora da escola no Brasil”. Quais medidas poderiam ser tomadas para mudar essa realidade social, que atinge muitas crianças e adolescentes no país? Enumere algumas e explique cada uma delas.

2. "Então chegou a pandemia da Covid-19. E a desigualdade e a exclusão se agravaram ainda mais” Esta questão de saúde pública, afetou à população mundial se agravando em determinados momentos. Como as crianças se organizam nestas situações, procure relatar as suas observações de parentes e vizinhos em relação a esta situação.

3. À falta de acesso à educação, apresentava alguns fatores antes da pandemia da COVID -19. Quais outros elementos se manifestaram que limitou o acesso à educação? Citar estes fatores e como a sociedade poderá se organizar para mudar este cenário na educação nacional?


JotaPotiguar: 1. Programas como o Busca Ativa Escolar, do UNICEF em parceria com a UNDIME. Esse projeto busca diminuir as taxas de exclusão escolar nas comunidades periféricas.

Soluções para a tarefa

Respondido por talita18mg
1

Resposta:

1- Com o apoio de pais e responsáveis este número poderia ser menor, mas temos que levar em consideração alguns fatores:

  • Muitos pais são analfabetos ou não tem o fundamental completo.
  • Alguns não apoiam ou incentivam seus filhos a estudarem e isso vai se tornando um bolo de neve.
  • Alguns optam por trabalhar cedo para garantir seu dinheiro, ou pela necessidade de ajudar em casa e isso atrapalha os estudos.
  • Uma grande maioria não gosta de estudar( seja por falta de apoio, preguiça etc)

2- Com base nas minhas observações ainda falta acesso de internet a alunos e pais, por mais que possa parecer que não ainda há pais que não sabem lidar com redes sociais ou ao menos utilizar um celular( sequer ter condições para comprar um).

Com a pandemia os alunos tiveram mais dificuldades, pois foi um momento que ninguém esperava e do dia para a noite utilizar do celular, tablet, computador, como uma das principais ferramenta de ensino foi uma grande surpresa para diretores/professores/pais e alunos. Por experiência vivida eu digo que alguns pais não apoiam ou incentivam ( por questões de não saber por não ter concluído o fundamental). Então para às crianças foi um momento difícil de muitas tarefas, cobranças as atividades sendo enviadas para a casa em excesso eles com pouca motivação, cansados acabava fazendo por fazer e não adquiria o conhecimento necessário. Ressalto que os professores são como heróis pois trabalhavam de forma pesada antes da pandemia, com a pandemia a carga horária dobrou, triplicou ainda mais, o excesso de atividades vem da cobrança que eles recebem e acabam tendo que passar o que é pedido e isso sobrecarrega a todos

3- Foi limitado pela falta de acesso, ou outras dificuldades que os pais enfrentaram na pandemia e acabou prejudicando o ensino dos filhos ( pode ter relação com a correria do serviço e o excesso de atividades e etc)

  • Para esse novo cenário seria interessante professores/ pais terem um curso de capacitação para lidar com o ensino remoto ( de forma que todos pudessem ter acesso), poderia ser elaborada pela escola um projeto para ensinar os pais a lidarem com as tecnologias, ferramentas usadas a favor da educação, e se possível disponibilizar o acesso a todos.

tokyumi: obrigadaaa!
Perguntas interessantes