História, perguntado por joaovinicius2838, 5 meses atrás

Perguntas do teste
(UFU- MG)
1) Por ora a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, suspenso, sem conhecer o que significava.
( Aristides Lobo. Diário Popular. Rio de Janeiro, 15/11/1889.)
O Brasil não tem povo.(Louis Couty. In: CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. São Paulo: Cia. das letras, 1989.
Tomando como referencia as citações acima e a relação delas com contexto social e politico após a Proclamação da Republica no Brasil, pode-se afirmar que: Assinale as alternativas que contem somente afirmações corretas. *
1 ponto
III. a participação popular nas decisões políticas concretizou-se a partir da promulgação da Constituição de 1891, com a qual se criava uma Republica Federativa de cunho regionalista e ampliava-se o direito da voto, tornando-o universal e secreto
I. o comentário de Aristides Lobo refere-se ao caráter elitista da proclamação, realizada por militares com o apoio de oligarquias cafeeiras, transformando a população civil em meros espectadores.
IV. a mentalidade positivista assumida pelos oficiais do exercito, em defesa da modernização a ser promovida pela Republica, tinha como perspectiva a instalação de um regime que superasse o "atraso" mantido pelo Império e promove-se a "ordem" para viabilizar o "progresso" capitalista.
II. afala de Louis Couty, partidário da ala dos republicanos, refere-se ao processo de exclusão social, instaurado a partir da proclamação e consolidado pelos republicanos jacobinos na montagem do Governo Provisório, na chamada Republica da Espada.
(UFRGS- RS) 2) A Primeira República no Brasil(1889-1930) iniciou com um golpe militar que derrubou a monarquia. Depois de alguns anos de profundas crises, o novo regime foi se consolidando. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I. uma figura muito comum no período é a do coronel, geralmente um dos grandes proprietários rurais nos municípios interioranos, o qual controlava parte da popu8lação local, que o apoiava em lutas politicas. II. Com ampla autonomia permitida pela Constituição de 1891, estados mais ricos e populosos, e com economia integrada ao mercado, acabaram impondo seus interesses ao restante do país. III.A instabilidade gerada pelo golpe de 15 de novembro de 1889 acarretou uma sucessão de governos militares que caracterizaram a política brasileira ao longo de todo o período da Primeira República.
Quais estão corretas? *
0 pontos
apenas I
apenas II
apenas I e II
apenas I e III
apenas I, II e III
(FUVEST- SP) 3) Sobre a economia brasileira durante a Primeira Republica, é possível destacar os seguintes elementos: *
0 pontos
a) exportações dirigidas aos mercados europeus e asiático e crescimento da pecuária no Nordeste.
B) investimentos britânicos no setor de serviços e produção de bens primários para a exportação.
C) protecionismo alfandegário para estimular a indústria e notável ampliação do mercado interno.
D) aplicação de capital estrangeiro na indústria e consolidação do café como único produto de exportação.
E) integração regional e plano federal de defesa da comercialização da borracha na Amazônia.
(FUVEST-SP) 4) Em um balanço sobre a Primeira Republica no Brasil, Júlio de Mesquita Filho escreveu:
"[...] a política se orienta não mais pela vontade popular livremente manifesta, mas pelos caprichos de um número limitado de indivíduos sob cuja proteção se acolhem todos quantos pretendem um lugar nas assembleias estaduais e federais." ( A crise nacional, 1925).
De acordo com o texto, o autor
0 pontos
a) crtíca a autonomia excessiva do Poder Legislativo.
b) propõe limites ao federalismo
c)defende o regime parlamentarista
d) critica o poder oligárquico
e) defende a supremacia política do sul do país
5) Entre as diferentes revoltas que aconteceram durante a Primeira República, destaca-se a Revolta dos 18 do forte, ocorrido em 5 de Junho de 1922. Tal revolta teve como causa imediata: *
0 pontos
A) a ruptura com a política de revezamento político entre São Paulo e Minas Gerais;
B)a nomeação de um civil para o posto de Ministro da Guerra;
C) a fundação do Partido Comunista de 1922;
D) a decisão do governo brasileiro de não reprimir as greves ocorridas em 1921;
E) a intenção de impedir a posse de Arthur Bernardes na presidência;
6) Entre 1917 e 1920, ocorreram grandes greves nas principais cidades do país, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. Pode ser considerado(a) motivação dessas greves: *
0 pontos
a) uma estratégia proposta pelo sindicalismo revolucionário que, após negociações fracassadas, radicalizou o movimento;
b) o descontentamento com as condições de trabalho, a não regulamentação da jornada diária e a presença ideológica do anarquismo;
c) a presença de imigrantes japoneses e franceses entre o operariado na cidade do Rio de Janeiro que eram ideologicamente anarquismo;
d) a presença de lideranças liberais no movimento operário.

Soluções para a tarefa

Respondido por brindesmunizp9e0td
1

3) letra A. exportações dirigidas aos mercados europeus e asiático e crescimento da pecuária no Nordeste.

4)D) critica o poder oligárquico

De acordo com a análise do autor, durante a Primeira República, o processo de tomada de decisão política não era dado pelas demandas populares, mas pelo interesse das elites. No olhar deste autor, tanto nas assembleias estaduais, quanto nas casas de leis federais, a população não era ouvida, pelo contrário, seus interesses eram submetidos aos dos grupos dominantes.

5) letra E. A Revolta tinha por finalidade derrubar o governo vigente e demonstrar insatisfação com a maneira que ocorreu a eleição para presidente.

6)letra B .

b) o descontentamento com as condições de trabalho, a não regulamentação da jorna


joaovinicius2838: E a 1 e a 2 ?
brindesmunizp9e0td: ops foi mal. esqueci
brindesmunizp9e0td: só tem 1
brindesmunizp9e0td: dois não
joaovinicius2838: Tem 1 e dois sim
Perguntas interessantes