PERGUNTAS - DINÂMICAS POULACIONAIS
1) Quais motivos levaram o aumento da população a nível global?
2) A população mundial está distribuída regular ou irregular? Porque?
3) Qual a diferença entre país populoso e país povoado?
4) Sabendo que a densidade demográfica é a população absoluta dividida pela área total
do território, calcule a densidade demográfica dos países abaixo:
a) BÉLGICA POPULAÇÃO ABSOLUTA 11,46 milhões Área em km? 30 519
b) NIGÉRIA | POPULAÇÃO ABSOLUTA 195,9 milhões | Área em km² 923 768
5) Onde estão localizadas as maiores densidades demográficas do território brasileiro?
6) Por que a população do Brasil está dividida de forma desigual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A população mundial atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas em 1800. Na época, as condições sanitárias eram precárias se compararmos com as atuais, e esse número foi assustador, uma vez que perspectivas pessimistas foram criadas em torno do alto número de habitantes no planeta, como a teoria de Thomas Malthus.
Com o passar do tempo e as evoluções científicas e tecnológicas, a população mundial continuou crescendo, chegando a 7 bilhões em 2011 e, em 2020, a 7,8 bilhões.
1) esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, quando a taxa de natalidade é superior a taxa de mortalidade temos um crescimento vegetativo positivo caso contrário a taxa negativa.
2) irregular. Por que quer dizer que em determinado lugares tem uma enorme concentração populacional enquanto em outros são poucos povoados.
3) país populoso é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes. Já o país povoado Diferentemente que populoso é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes por quilômetro quadrado.
4)
a)D=374.1 hab/km²
b)D=206.6 hab/km²
5) As maiores densidades demográficas brasileiras estão localizadas no sul e no Sudeste.
6) havendo uma concentração na faixa mais próxima ao litoral por caracterizar uma melhor qualidade de vida para os Estados dessa região, além de ter passado pelo processo de migração de muitos de seus habitantes em direção a outras regiões.