Filosofia, perguntado por juliaandrade90, 10 meses atrás

PERGUNTAS:
Com base nos seus valores pessoais, como você agiria se estivesse na situação do dilema moral expressa no texto?

d)Você acredita que cultuar valores seja algo necessário atualmente? Justifique sua resposta
SEI QUE É PESSOAL AS RESPOSTAS,MAS RESPONDAM COMO VOCES FARIAM.

Na filosofia, a ética se ocupa de estudar o que são valores e quais suas relações com nosso agir. A corrente filosófica chamada de teoria dos valores ou axiologia se ocupa do estudo das relações entre os seres. Os valores são aqueles que nos permitem exprimir juízos sobre fatos, objetos, situações, de um modo que mobilize nossa afetividade, seja ela por atração ou por repulsa. Valores são importantes na medida em que nos permitem discernir sobre determinadas situações cotidianas. Esses valores podem ser adquiridos no meio familiar, assim como podem também ser introjetados ao longo da vida, podendo ser de ordem cultural, religiosa, social, etc.
Podemos nos perguntar, mas para quê, afinal, os valores valem? Os valores são essenciais? Devemos desenvolver uma certa hierarquia de valores a obedecer? Hoje em dia, pensar em valores de qualquer ordem pode parecer um tanto quanto antiquado, principalmente aos adolescentes. No entanto, nos questionarmos sobre os valores e qual a sua importância para o agir humano serve para que possamos melhor compreender como e porquê agimos de determinada maneira, o que cultuamos como certo ou errado, entre outras coisas. Nesse sentido, nosso valores valem para que possamos discernir sobre nossas ações, pensar com clareza de acordo com nossa moral constituída.
Os valores devem ser essenciais à vida humana, ao passo que por intermédio deles, somos condicionados a nos posicionar em dada situação, como na seguinte situação: imagine que sua turma está se preparando para uma prova muito difícil de português, você estudou muito nas últimas semanas antes da prova, mas no dia da avaliação percebe que seu colega está copiando respostas da internet pelo celular, o que você faria? Isto se trata de um dilema moral. Neste dilema, há claramente a evidência de uma relação afetiva. Mesmo que o colega pelo qual é pego agindo de má fé na prova não seja seu amigo mais próximo, há uma relação entre as partes, o que pode conduzir e influenciar sua ação.
Se você cultua valores como empatia, solidariedade pode agir pensando que esse colega teve seus motivos para não estudar, o que justificaria sua ação. No entanto, caso você cultua valores como justiça, acharia que seu colega agiu errado, visto que todos os colegas estavam na mesma situação e tiveram o mesmo tempo e condições de estudar. Espera-se que as pessoas, no geral, se preocupem umas com as outras no momento de agir, porém a falta de preocupação não torna o indivíduo isento de moral . A intenção pessoal de cada um diz respeito ao modo em que as pessoas, em geral, possuem como valores pessoais. Portanto, os valores valem para que possamos avaliar a forma como agimos no nosso dia-a-dia, em situações que devemos ponderar qual é a forma correta de agir, pensando em si e no próximo.


Soluções para a tarefa

Respondido por luzmaryff2007
3

onde que ta as perguntas?


juliaandrade90: @luzmaryff2007 esta no comeco do texto
Perguntas interessantes