PERGUNTAS: 1) Quando e como surgiu a Natação em àguas abertas? Explique como é realizada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história da natação ESSA É A QUE EU CONHECE QUE MINHA MÃE ME EXPLICOU
De acordo com a história da natação, a prática desse exercício teve início em detrimento da necessidade do homem de caçar alimentos. Para isso, atravessava-se praias e rios. A natação também foi utilizada como método de treinamento para soldados. Já como esporte, só começou no início no século XVII ainda na Grécia Antiga.
A prática de competição iniciou na Europa em 1800 no estilo bruços e a modalidade crawl só teve início em 1902 por Richard Cavill. Durante anos, o esporte passou por diversas modificações. Nas Olimpíadas, a primeira disputa aconteceu em 1896 na cidade de Atenas. Em 1908 foi fundada a Federação Internacional de Natação (em inglês Federation Internationale de Natation), entidade organizadora das competições mundiais.
A natação em solo brasileiro
A natação chegou no Brasil já no século XX. A primeira competição realizada aqui aconteceu em 1899, no Rio de Janeiro. A prova consistia em uma travessia de Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia. A distância era de 1.500 metros.
A primeira vez que os brasileiros participaram dos Jogos Olímpicos na natação foi na Antuérpia, em 1920. O órgão responsável pelas competições nacionais - a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) - foi criado no dia 21 de outubro de 1977.
Quais são as modalidades do esporte
A natação apresenta alguns estilos que diferenciam-se uma das outras. Os mais conhecidos são saltos ornamentais, nado sincronizado, mergulho, natação de águas abertas, natação pura e polo aquático. Abaixo apresentamos mais detalhes sobre cada um deles.
O estilo da natação pura
A natação pura ou também natação desportiva é executada em piscinas. Esse estilo faz parte das Olimpíadas desde 1896 e envolve quatro tipos: peito, nado livre, costas e borboleta.
• Peito: nesse tipo de nado o atleta fica com o peito para o fundo da piscina. Os braços e as pernas devem fazer movimentos simultâneos por dentro da água;
• Nado livre ou crawl: nele o nadador fica posicionado com o peito para o fundo da piscina;
• Costas: esse tipo de nado foi desenvolvido por Bernardio, em 1794. Abrange o nado em que o atleta é posicionado com as costas para o fundo da piscina;
• Mariposa ou borboleta: também conhecido como nado golfinho. O atleta nesse estilo apresenta movimentos com os braços em sincronia com as pernas. O nadador movimenta-se com o peito para o fundo da piscina.
O nado de costas faz parte do estilo da natação pura. (Foto: Pixabay)
O polo aquático
O polo aquático é uma categoria da natação praticada em piscinas. O jogo é composto por duas equipes, sendo cada uma formada por sete jogadores e seis reservas. Ao todo, a disputa é dividida em quatro tempos de oito minutos. Os atletas têm até 30 segundos para finalizar a jogada. Essa modalidade esportista foi criada no século XIX, na cidade de Londres, Inglaterra.
No início, o polo aquático era conhecido ainda como rugby aquático. O deposto começou apenas a ser disputado nos Jogos Olímpicos de Verão em Paris, na França, no ano de 1900. A competição teve provas para a categoria masculina. A feminina, por outro lado, ganhou participação 100 anos depois, ou seja, em 2000.
Os saltos ornamentais
Os saltos ornamentais ou os saltos para a água consiste em um esporte no qual o atleta salta de uma plataforma ou trampolim, em direção a água. Na queda os atletas realizam performance estéticas. Os saltos podem ser para frente, de costas, revirado, equilíbrio ou o ponta pé a lua.
Esse exercício surgiu como forma de entretenimento na Grécia Antiga e como esporte iniciou apenas no século XVIII. A primeira competição documentada foi em Londres, Inglaterra. Os saltos são julgados a partir da execução, entrada, elevação, partida e aproximação. Esse esporte exige do atleta muita força, flexibilidade e coordenação neuromuscular. Para isso, é necessário bastante treino e preparo.
Nado sincronizado
Com música de fundo e performances na piscina que unem dança e ginástica: essa é a descrição do nado sincronizado. Esse esporte considerado híbrido exige do atleta força, flexibilidade, sincronia, resistência e, principalmente, a arte. A natação sincronizada foi desenvolvida no Canadá em 1900. Essa modalidade apareceu nas Olimpíadas pela primeira vez em 1952, nos jogos realizados em Helsinque, capital da Finlândia. No entanto, foi apenas um evento de demonstração.
Na natação pode-se utilizar o pé de pato para ajudar nos movimentos.
Explicação:
A EU SÓ OUVI DIZER E JA FOI MUITO PARA MIM APREENDER ESSA HISTORIA