pergunta:(Ufrj)"Falo na qualidade de membro e dirigente do único partido verdadeiramente nacional... Nós, comunistas, que vivemos sempre na ilegalidade, sentimos bem o quanto difere esta nova época daqueles tempos de antes da guerra, em que vivíamos perseguidos, insultados e vilmente caluniados. Mas dez anos de guerra e perseguições contra o comunismo fizeram do nosso povo o mais comunista da América (...) Comunista para o nosso povo é aquele que de maneira mais firme e conseqüente luta contra o estado de coisas intoleráveis e injustas predominantes em nossa terra; comunista é o que quer a negação disso que aí temos, a negação da miséria e da fome, a negação do atraso e do analfabetismo... " (Discurso de Luiz Carlos Prestes, em 22 de maio de 1945, no Estádio do Vasco da Gama, São Januário, Rio de Janeiro). Após passar nove anos e três meses preso e incomunicável durante a ditadura do Estado Novo, Prestes retoma, com a redemocratização, as suas atividades políticas. Nascido em janeiro de 1898, aproxima-se a data do centenário daquele que foi um dos mais importantes atores do Brasil republicano.
a) Cite dois movimentos políticos de repercussão nacional dos quais Prestes tenha participado com destacada liderança.
b) Analise a conjuntura política brasileira no imediato pós-guerra, relacionando-a com o panorama internacional.
c) Destaque uma mudança significativa nas relações soviético-americanas ocorrida após a denúncia do "culto da personalidade" apresentada pelo Relatório Krushev, no Vigésimo Congresso do Partido Comunista Soviético, em 1956.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A - Prestes participou da Coluna Prestes e da Intentona Comunista, além de ser um expoente importante do Partido Comunista Brasileiro, sendo o principal nome da esquerda socialista no Brasil nas décadas de 1930 e 1940.
B - No fim da Segunda Guerra o Brasil era ainda governado por Vargas (que sairia do poder alguns meses depois, assumindo em seu lugar o General Dutra), e rapidamente se alinharia ao "lado" dos americanos no conflito, defendendo a permanência capitalista.
C - No período em que o Krushev governou a União Soviética houve uma tentativa de coexistência pacífica entre as duas potências, situação que foi interrompida pela Crise dos Mísseis.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás