Pergunta sobre o texto de Asclépio. 1. O início do MITO que você leu mostra que Asclépio não era como os seres humanos comuns.
a) Em relação à origem, ou seja, ao nascimento de Asclépio, o que o diferenciava das demais pessoas?
b) Levante hipóteses: O lugar onde Asclépio foi criado e a educação que ele recebeu de Quíron podem ter influenciado suas futuras atividades? Justifique sua resposta.
2. Os métodos medicinais de Asclépio também envolviam o usos de recursos incomuns, de caráter mágico.
a) Que recursos eram esses/ Como Asclépio os adquiriu?
b) Quais eram as atitudes de Asclépio em relação a esses recursos mágicos? O que tais gestos revelam a respeito do herói?
c) Esses recursos mágicos eram sempre necessários para Asclépio? Justifique sua resposta.
3. Asclépio é considerado o protetor dos médicos. As características do herói são qualidades importantes para os médicos de hoje? Justifique sua resposta.
4. Os feitos de Asclépio provocavam sentimentos diversos nas pessoas e nos deuses.
a) Quais sentimentos os feitos do herói despertavam nos seres humanos? Por que?
b) E em Hades? Por que?
5. com a morte de Glauco, filho do rei Minos, e a invenção de Asclépio, Hades queixou-se com Zeus, dizendo:
“Não há vida sem morte mundo perde sentido quando os homens desejam alcançar a imortalidade (...) Quando os humanos tentam nos imitar, o universo se desiquilibra”.
A0 por que Hades entendeu que Asclépio imitava os deuses e desejava alcançar a imortalidade?
b) Por que, no modo de ver de Hades, ações como as de Asclépio desequilibram o universo?
c)pela lógica de Hades por que Glauco devia morrer ?
6. Hades afirma que não havia ninguém mais justo que ele. Por que? Justifique sua resposta com elementos do texto.
7. Ao ouvir os argumentos de Hades, Zeus também começou a se preocupar com os futuros resultados do que Asclépio fazia.
a) qual seria a consequência para a Terra e para o inferno se Asclépio continuasse a agir ?
b) E para os seres humanos?
c) E para os deuses? Levante hipóteses e justifique sua resposta.
8. Leia o boxe “A hibris e a ordem natural das coisas”. Depois responda.
a) A hibris estava presente nas ações de Asclépio? Justifique sua resposta.
b) Asclépio tinha consciência de que suas atitudes desafiavam as leis da morte e, assim, desequilibravam a ordem do universo? Justifique sua resposta.
9. Asclépio foi punido por Zeus que lhe tirou a vida com um raio.
a) Sem deixar de admirar os feitos de Asclépio, Zeus, após a morte do herói, prestou lhe uma homenagem. Qual foi essa homenagem?
b) entre os seres humanos, em que consiste a homenagem a Asclépio?
10. Leia o boxe” o MITO de Asclépio é o símbolo da medicina”. A seguir levante hipótese: No bastão utilizado por Asclépio, o que a serpente pode simbolizar
Soluções para a tarefa
1-a)Ele era um Semi-Deus,filho de humanos com deuses
b)Sim,ele esteve rodeado de elementos da natureza desde criança
2-a)Esses recursos era o sangue da medusa,ele o adquiriu como presente de medusa
b)Frequentemente pegava o sangue da medusa para curar,isso é que el se preoucupava com as pessoas.
c)Não,em certas açoes ele usava seus recursos magicos
3-Sim,as caracteristicas do heroi sao importantes para os medicos hoje
4-a)Amor,pq ele curava doentes e trazia os mortos a vida
b)raiva...
5-a)Ele achava que Asclepio estav no territorio de outros deuses
b)por que asclepio conseguia descobrir um modo de tornar as pessoas imortais,mas só os deuses eram imortais.
c)para que o pai sofresse a dor da perda de seu filho
6-pq buscava igueldade e equilibrio
7-a)a terra ficaria muito povoada e o inferno sem almas
b)eles seriam imortais
c)deixam de ser importantes
8-a)sim,ele passou a lei da vida e da morte
b)nao,ele era muito bonzinho e nao sabia das leis
9-a)transformou ele em uma constelacao
b)o simbolo da medicina,uma serpente enrolada em um bastao
dsclp ha 10 nao sei,mas eu espero ter te ajudado boa noite
1. a) Asclépio é filho do deus Apolo, representante simbólico da harmonização da alma, ou ainda, da cura através do equilíbrio do psiquismo. Quer dizer que para os gregos o mito de Asclépio revelava a luta que eles travavam entre a banalização, traduzida pela exaltação do intelecto utilitário, e a sublimação, guiada pelo espírito divinizado.
b) Sim,ele esteve rodeado de elementos da natureza desde criança , o que permitia analisar e desenvolver a arte da cura. O simbolismo do homem-animal se traduz pela queda definitiva e incurável, e da impossibilidade da elevação da alma, ou seja, a existência de um psiquismo voltado unicamente a atender às necessidades do corpo.
2. a) Efetivamente, havia recebido de Atenas o sangue vertido das veias da Górgona; enquanto o do lado esquerdo havia espalhado um veneno violento, o sangue do lado direito era salutar e Asclépio sabia utilizá-lo para devolver a vida aos mortos. As Górgonas eram mulheres monstruosas. A górgona Medusa teve papel destacado na mitologia grega.
b) Frequentemente pegava o sangue da medusa para curar,isso é que el se preocupava com as pessoas. Ao contrário do Seu pai, que se preocupa com o equilíbrio entre a saúde e a doença, visionando a população em geral, e cujos métodos abrangem mais a área da Cura Espiritual, Asclépio preocupa-se com a saúde de cada indivíduo em si, com os pequenos problemas do homem e com a Medicina mais física.
De fato, podemos dizer que é tão bem-feitor para o homem como Prometeu, pois se o Titã nos ensinou a destruir e a criar, Asclépio ensina-nos a preservar.
c) Segundo a lenda, o centauro Quiron foi quem lhe ensinou a arte de curar as feridas e as doenças, transmitindo-lhe também o conhecimento das plantas medicinais e o da composição dos remédios.
A partir daí ele se transformou em um médico extremamente hábil, conseguindo tantas curas que chegou mesmo a ressuscitar os mortos.
3. Sim. Pois é uma profissão que exige dedicação quase que integral, e é uma dedicação à vida de terceiros. Quem encara a jornada da medicina na atualidade pode ser comparado ao heroísmo de Asclépio.
4. a) O sentimento mais destacado nas histórias acerca de Asclépio é a gratidão, pois era espantosamente dedicado com a vida de outras pessoas, e a busca pela cura era sua grande motivação. Aqueles cuja vida ele cruzava desenvolviam um sentimento de gratidão e amor por Asclépio.
b) Ira. Pois restituiu a vida de um morto.
Os gregos acreditavam que o Hades é o deus do mundo inferior e dos mortos. As almas dos que tinham levado vidas virtuosas vagavam alegremente pelo Campos Elísios. As almas dos que tinham pecado muito iam para o Tártaro, um lugar muito abaixo da terra, onde sofriam o tormento eterno.
5. a) Pois acha que ele estava no território de outros deuses, tentando controlar aqueles que se curam e os que não, aqueles que vivem e aqueles que morrem.
b) Porque Asclépio conseguia descobrir um modo de tornar as pessoas imortais, mas só os deuses podiam ser imortais. Assim, com a cura Asclépio eliminava a principal barreira que separava homens de deuses.
c) Segundo Hades, o Glauco deveria morrer, pois só assim o pai do mesmo sofreria com a dor de perder um filho.
6. Pois Hades não fazia distinção entre as vidas que levaria embora. Podemos ver isso nesta citação:
"Ninguém é mais justo que eu! Ceifo a vida de todos os ricos, pobres, saudáveis, tanto faz. E assim, instaurou a igualdade entre a pessoas".
7. a) A consequência é que a Terra ficaria com muitas pessoas (cheia de gente), enquanto o inferno ficaria sem almas.
b) Eles seriam imortais, tal como os deuses.
c) Deixam de ter sua principal vantagem sobre a humanidade, visto que todos tornam-se igualmente imortais.
8. a) Sim. Porque ele sempre curava a todos e isso não podia acontecer pois como Hades disse, não existe vida sem morte. Ou seja, Asclépio desejava mais do que cabia a um mortal.
b) Não, ele fazia o que achava correto, que era garantir a cura e a vida para os humanos, eliminando o sofrimento físico e emocional.
9. a) Após ter matado Asclépio com um raio por medo que o equilíbrio fosse quebrado, Zeus o transformou em uma constelação e o colocou entre as estrelas.
b) A homenagem a Asclépio entre os humanos é que ele se tornou o símbolo da medicina. Além de representar o curso de medicina e a medicina como um todo em diversos países, a serpente também aparece na bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS).
10. Asclépio, considerado o deus da medicina, da cicatrização, deixava as cobras circularem tranquilamente por seu templo por serem consideradas benéficas aos pacientes. Em suas esculturas Asclépio é sempre representado com serpentes enroscadas em seu bastão.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3441188