PERGUNTA
Os acordos coletivos e/ou convenções coletivas são formados por cláusulas sociais e econômicas, que significam, respectivamente:
a) Esses instrumentos deixam de existir, em decorrência da não obrigatoriedade sindical.
b) A Reforma Trabalhista não reconhece tais elementos.
c) Tratam de benefícios adicionais garantidos aos empregados e impactos nas respectivas remunerações.
d) Tratam de assuntos relativos à remuneração do empregado e benefícios complementares, com a finalidade de garantir mais conforto aos envolvidos.
e) As cláusulas econômicas e sociais possuem objetivo comum, como forma de remunerar o empregado pelo salário devido.
Soluções para a tarefa
A resposta correta está na Letra E:
"As cláusulas econômicas e sociais possuem objetivo comum, como forma de remunerar o empregado pelo salário devido. "
Explicação:
Sabe-se que tanto os acordos coletivos e as convenções coletivas, foram criados com a finalidade de garantir direitos, obrigações e a remuneração exata aos trabalhadores.
Ambos trabalham com o sindicato, gerando uma responsabilidade mútua entre empregado e empregador, regulando seus direitos, benefícios. Ambas são previstas pela lei e pela constituição e a nova Reforma Trabalhista não interferiu em nada nesse ponto, o que torna a letra a e b incorretas.
Apesar de falar de benefícios salariais, ambos também ressaltam a questão de obrigações legislativas. por isso a letra c e d estão incorretas, pois falam apenas dos benefícios e não da obrigação.
Resposta:
D - Tratam de assuntos relativos à remuneração do empregado e benefícios complementares, com a finalidade de garantir mais conforto aos envolvidos.
Explicação:
Acertei no AVA.