Pergunta
No século XVIII, é onde começam os questionamentos relativos às ideias de “descobrimento” e “achamento” dos territórios alvo das coroas ibéricas durante o período das grandes navegações. Tais revisionismos ocorrem, pois em grande parte as ideias do período apontavam para incoerências na antiga visão romântica, de que Portugal, por exemplo, teria descoberto as terras brasileiras de maneira acidental.
A respeito dessas incoerências assinale as alternativas que contemplam a resposta correta:
I - A análise das fontes documentais possibilita pensar que, ao menos, Portugal suspeitava da existência de terras no Atlântico sul, a oeste da África, muito antes de 1500.
II – A insistência do Rei Português em uma ampliação dos limites dos territórios que haviam sido divididos pelo Tratado de Tordesilhas, se configurou para muitos Historiadores, enquanto uma evidência histórica de que Portugal já sabia da existência da massa continental que hoje corresponderia mais tarde ao território Brasileiro.
III – Dentre as perspectivas defendidas pelos Historiadores, destaca-se como a mais aceita academicamente a tese de que a Coroa Portuguesa não sabia da existência das terras que viriam mais tarde a se tornar o “Brasil”. Sendo o processo de descobrimento motivado pela causalidade e por uma nau que se perdeu em alto mar devido uma tempestade.
IV – Temos dentre as interpretações vigentes também, a opinião de que Cabral decidiu por sua própria conta investigar a existência de novas terras, compartilhando de esperanças de ser possível encontrá-las naquela parte do oceano
Assinale as alternativas que estiverem corretas:
I-IV
I-II-IV
III-IV
I-II-III
I-II
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: RESPOSTA CORRETA I-II-IV
Explicação: conforme o material de
Respondido por
0
Resposta:
1,2,4
Explicação: APOSTILA
Perguntas interessantes
Química,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás