PERGUNTA 8
No trabalho com crianças e adolescentes, a(o) psicóloga(o) deve orientar sua prática na análise de fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados à situação de violência. Fatores intrínsecos envolvem resiliência, estratégia de coping, idade da criança e percepções sobre a violência. Fatores extrínsecos envolvem as relações familiares, aspectos socioeconômicos, intensidade e característica da violência, dentre outros. Ao identificar esses fatores, é possível traçar uma linha de ação centrada nos múltiplos determinantes que envolvem a ocorrência da violência e os seus efeitos.
Considerando esses fatores e o contexto geral de trabalho da Psicologia nos serviços que acolhem crianças e adolescentes em situação de violência, assinale a opção correta.
( ) Sendo a violência um fenômeno de ordem social, estratégias do campo da clínica, como a entrevista clínica, não podem trazer contribuições ao atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência.
( ) A prioridade da Psicologia deve ser gerar prova judicial, portanto, deve se concentrar em elaborar meios pelos quais a criança ou o adolescente em situação de violência denuncie o agressor.
( ) A atuação da Psicologia com crianças e adolescentes envolve realizar acolhimento em casos de violência, independentemente do serviço em que se insira.
( ) Por se tratar de uma determinação legal, apenas psicólogas(os) vinculadas(os) aos tribunais de justiça precisam considerar o ECA como orientador da prática perante crianças e adolescentes.
( ) O atendimento psicológico deve focar no aqui e agora, visando à garantia de impactos em curto prazo, já que a violência contra crianças e adolescentes não pode comprometer o seu desenvolvimento de forma duradoura.
PERGUNTA 9
A violência na escola é um problema comum nos dias atuais. De acordo com publicação da Fundação Oswaldo Cruz: “Violência na escola é considerado antigo problema no Brasil, mas a relevância no contexto social e as graves consequências para alunos e suas famílias, professores e demais funcionários da escola – a que se tem assistido nos últimos anos –, demonstram a complexidade da violência estrutural e urbana. A compreensão do tema, que atinge (também) a escola, passa pela percepção de que a violência é produzida nas relações interpessoais, sendo este um complexo assunto que demanda urgente discussão”.
A Psicologia, como parte das ciências que colaboram com as instituições escolares, pode avaliar as situações de violência e propor linhas de trabalho perante essa identificação. Quanto aos tipos de violência presentes na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma categorização possível, a violência na escola pode ocorrer em forma de microviolências ou incivilidades, violências simbólicas e violência dura.
II. As microviolências são aqueles atos que não contradizem a lei e os regimentos, mas geram impacto nas relações e nos sujeitos pertencentes à comunidade escolar.
III. A violência simbólica remete às relações de poder que orientam a instituição escolar e é cometida com base nessa hierarquização relacional.
IV. A violência dura envolve as contravenções penais e crimes codificados. Concretamente, as violências podem se manifestar como agressão verbal, bullying, ameaças, violência física e discriminações de distintas ordens.
Está correto o que se afirma em:
( ) I, II, III, IV.
( ) II e IV.
( ) I e II.
( ) I, III e IV.
( ) III e IV.
jhamalaf58:
hgvgh
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Todas as alternativas
Explicação:
Perguntas interessantes